Motivar o time é a missão de qualquer negócio. Inclusive, dados do Nube mostram: 76% rendem mais perto de pessoas comprometidas e 8% se influenciam quando estão ao lado de quem vive de baixo astral. Sendo assim, como manter o engajamento da equipe para potencializar os resultados? Descubra dicas agora, neste Conexão Ilimitada!
O engajamento do time influência nos resultados da empresa
Segundo Eduardo Bomfim Machado, professor de Liderança e Equipes de Alta Performance da Faculdade Arnaldo Janssen, é preciso ter um bom vínculo. “O engajamento se dá pelo aspecto de alinhamento entre proposta do funcionário e da organização. Por meio dessa congruência, a pessoa se sente mais motivada para o trabalho. Porém, caso nao aconteça, a empresa irá contratar um indivíduo com pouca adesão, tentará capacitar alguém totalmente desmotivado e, por último, terá um turnover muito alto. Então, são três possibilidades de perda financeira”, ressalta.
Nesse cenário, o gestor é fundamental. “As pessoas deixam seus empregos por conta da liderança, a qual pode não ser a ideal ou melhor para aquele caso. Às vezes, nem é por conta da remuneração ou do ambiente de trabalho”, comenta Machado. Como conselho, o professor de liderança aposta em uma administração bem feita. “O líder precisa ser a mola propulsora, causando certo tipo de propósito e de evolução da equipe. Ele não deve focar apenas em cobrança de desempenho, mas sim incentivar a pessoa a manter o foco e sempre olhando para o futuro”, finaliza.
De acordo com uma pesquisa do Nube, 37% dos entrevistados apontaram as mentiras e o desrespeito como os principais fatores de desmotivação. Já 26% atribuíram à falta de comunicação e 22% ressaltaram os problemas com os colegas. Por fim, 12% destacaram a competitividade e falta de confiança. Esses fatores precisam ser levados em conta durante a tática do empreendimento.
Como resolver a falta de engajamento?
Para Marcello Amaro, CHRO da Portão 3, é preciso focar no indivíduo. “Quando identificamos esse momento de baixo engajamento por aqui, utilizamos uma estratégia bem específica: os grupos focais. Basicamente, eles permitem uma comunicação mais aberta e honesta, identificar os desvios culturais e as lacunas de motivação”, aconselha.
Ao entender esse panorama geral, chega o momento de agir. “Criamos planos de ação para reverter esse cenário. Focamos em melhorias nos processos internos, reforçamos o alinhamento entre os valores e metas da empresa e até refizemos treinamentos, os quais percebemos críticas nessa abordagem”, acrescenta Amaro.
Por meio dessas ações, tornou-se possível contar com staffs mais submersos em suas próprias atividades. De acordo com a última pesquisa Estado do Ambiente de Trabalho Global, do Instituto Gallup, em 2022, 23% dos funcionários se sentiam engajados - uma alta de 11 pontos percentuais desde o levantamento anterior.
3 dicas para manter o engajamento do time de forma coletiva
Todavia, esse assunto continua sendo uma questão para muitas marcas. Outros dados destacados pelo relatório do Instituto Gallup foram as porcentagens da categoria "quiet quitting" (59%) e "loud quitting" (18%), quando as pessoas são minimamente produtivas e se sentem desconectadas do seu empregador. Para sanar esses obstáculos, veja algumas dicas selecionadas pela Silmara Araújo, head de gente e gestão na Kipiai.
1. Foque em uma comunicação aberta com feedbacks constantes:
Para ela, tudo começa na cultura organizacional. “Portanto, manter um diálogo aberto, colaborativo e de feedbacks constantes, seja entre pares ou líder e liderado, já fortalece muito o engajamento desse time”, aponta.
2. Reconheça seus colaboradores:
Ainda, tem outro ponto muito importante. “Reconheça seus colaboradores pelos feitos, entregas e resultados, pela contribuição de um modo geral”, comenta. Isso pode ser feito com bonificações, incentivos, day off, entre outras possibilidades.
3. Alinhe-se às expectativas do time:
Entender as perspectivas do time é uma das estratégias mais bem sucedidas. “Quando estou alinhado às expectativas do meu colaborador, quando entendo como ele quer traçar sua vida e profissão, fica bem mais fácil traçar uma trilha de carreira dentro da sua jornada na empresa. Assim, vamos administrando suas evoluções ao longo do caminho”, finaliza Silmara.
Enfim, ter uma boa relação entre líder e liderado, reconhecer os méritos da equipe e focar em diversidade e inclusão são ótimas dicas, principalmente quando levamos em conta as tendências do mundo do trabalho. Para ficar por dentro de mais experiências e conselhos de executivos renomados, continue acompanhando o Conexão Ilimitada, da TV Nube!