Quando se está começando no mercado de trabalho, é interessante investir nas competências mais requisitadas pelos recrutadores. Tendo como base os anúncios de vagas publicados no LinkedIn entre janeiro de 2023 e março de 2024, tanto para as posições de entrada quanto para as intermediárias, as maestrias analíticas dominaram. Entre elas, o Excel, análise de dados e elaboração de relatórios ganharam ênfase. Nesse cenário, as hard skills chamam a atenção como habilidades específicas e mensuráveis, adquiridas com estudo, treinamento ou experiência. Qual a sua importância? Como aprimorá-las? Entenda mas agora, neste Conexão Ilimitada!
Competências técnicas aprimoram um currículo
Segundo números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o último ano revelou um recorde animador: o Brasil contava com 100,7 milhões de profissionais empregados em 2023, maior número já registrado na história. Ademais, o percentual com carteira assinada cresceu pela primeira vez desde 2015 e passou a 37,4%, o equivalente a 37,7 milhões de pessoas. Ainda, conforme dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o país fechou dezembro com a menor taxa média de desemprego em quase 10 anos, de 7,8%.
Todavia, apesar dos resultados positivos, para quem está iniciando a carreira, algumas dificuldades são encontradas no caminho e focar em estratégias específicas pode ser uma tática interessante. “As habilidades analísticas, ou o pensamento analístico, como é dito em educação socioecomcional, é saber analisar os cenários, interpretar e lê-los por meio de dados. Então, a partir disso, conseguir insights, ideias novas, ampliação do repertório para aquele negócio e nicho atuante dentro do meio empresarial”, indica Tiago Gusmão, especialista em desenvolvimento de jovens
Ademais, organização pré entrevista e contato com o recrutador é sempre uma boa abordagem. “O primeiro passo para se destacar nos processos seletivos é se preparar. Eu vou conversar com quem? Quem é aquela pessoa? Qual seu cargo e trajetória? Hoje o Linkedin está aí, conseguimos descobrir tudo isso, então acho muito importante. O mínimo é visitar o site da empresa e as redes sociais, olhar comentários ver notícias publicadas em jornais sobre aquele lugar para isso gerar o segundo ponto fundamental e de destaque: as perguntas feitas pelo candidato”, analisa Isabela Corrêa, co-fundadora da People Strat.
Variedade de habilidades é uma estratégia para as marcas
Do ponto de vista empresarial, contar com talentos diversificados é a melhor opção para ir de encontro ao êxito. “A gente não sabe qual será a dificuldade de amanhã, as regras, jogadores e tudo muda o tempo todo. Então, o melhor é se ter uma equipe com uma variedade muito grande de habilidades, sejam elas comportamentais ou técnicas. Isso porque, como a gente não sabe qual será o futuro, essa vastidão aumenta as chances de ter no time a pessoa ideal para vencer o desafio”, finaliza Pedro Vitali, Co-Fundador e Head de Desenvolvimento, Performance e Cultura da T&D Sustentável.
O Nube te ajuda a alcançar o sucesso com conhecimento e informação!
Quer conseguir uma oportunidade? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!
Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação.
Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Threads, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e TikTok.
Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!