Atualmente, é indispensável demandas profissionais ao conforto de conciliar a vida pessoal. Porém, esse equilíbrio depende de uma liderança empática. Segundo levantamento da Talenses Group, 87% dos participantes conviveram com superiores tóxicos em algum momento da carreira e 62% já pediram demissão por esse motivo. Como garantir um bom rendimento e manter a estabilidade psicológica, alinhado à gestão? Entenda mais agora, neste Conexão Ilimitada.
Saúde mental e o impacto no trabalhador
Os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e, junto à depressão, custavam US$ 1 trilhão para a economia mundial. Ainda, 68% da população no país se considerava ansiosa, enquanto mundialmente o percentual é inferior (54%).
Segundo João Roncati, diretor da People Strategy, o assunto tem forte impacto no desempenho no setor empregatício. “Não é possível alguém ter boa performance, seja ela acima da média ou não, se estiver com o seu emocional comprometido. Este é um tema muito atual e as organizações têm se preocupado enormemente em proverem suporte aos colaboradores de toda a sua cadeira, para buscarem um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ainda, apresentarem índices superiores, sem condenar a sua capacidade individual de gerar valor, hoje ou no futuro”, afirma.
O papel da liderança
Passar por situações de mal estar não é fácil, sendo recomendado o auxílio de psicólogos e psiquiatras em muitos casos. Quando se direciona esse contexto ao ambiente de ofício, outras figuras também são citadas em uma posição de relevância. Esse é o caso dos supervisores e superintendentes.
Contar com o apoio da liderança facilita muito o processo de recuperação, trazendo ganhos a ambas as partes. Nesse sentido, Alexandre Fleury, people director na Abaco Consulting, reflete sobre sua experiência e afirma como as posições de poder de uma entidade precisam ser inspiradoras, darem bons exemplos e agirem de forma estratégica. “Ter metas claras para todas as pessoas e um feedback constante desses objetivos, do dia a dia e desse acompanhamento. Isso leva a uma distribuição de tarefas de forma justa com a equipe, medindo esforços”, pontua.
“Ademais, é claro, indispensável recompensar e reconhecer os membros nas suas conquistas, assim como nos pontos de melhora. A questão principal aqui é, então, a adaptação do gestor às necessidades individuais de cada liderado”, acrescenta o especialista. É inquestionável como estar em um local de chefia envolve muitos tópicos além de gerir um time. Entender isso é o primeiro passo para a formação de uma administração compreensiva.
“Líderes empáticos desempenham um papel fundamental na era contemporânea, essa época de conhecimento vivida hoje, onde a tomada de decisão é cada vez mais ágil, inteligente e colaborativa. A capacidade de se colocar no lugar do outro ajuda a criar um ambiente propício para aprendizado, onde os liderados se sintam mais à vontade em compartilhar suas ideias, fazer perguntas, trazer suas preocupações”, esclarece Patricia Ansarah, CEO do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP). De fato, lugares nesse viés são marcados por um crescimento exponencial dos funcionários, maior engajamento, níveis elevados de felicidade corporativa e um clima institucional de qualidade.
É nítido, então, como toda essa jornada tem ligação direta com a cultura do negócio e como a hierarquia interna é construída. Interessa-se em ficar por dentro de mais atualizações sobre o mercado e se capacitar com conhecimento? O Nube te ajuda a alcançar o sucesso com informação!
Quer conseguir uma oportunidade? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!
Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação.
Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Threads, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e TikTok.
Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!