Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A procrastinação é um mau hábito presente em muitas pessoas, seja na vida pessoal ou profissional e pode gerar resultados muito negativos a longo prazo. Existem diversas causas, como hesitação, falta de foco e concentração, medo do fracasso, bem como aspectos relacionados à saúde mental e emocional. Saiba como evitar esse fator neste Conexão Ilimitada.

“Isso pode vir por determinados motivos. Muitas vezes a gente se encontra em um momento de insegurança com aquela entrega ou atividade e com receio de demonstrar vulnerabilidade em fazer aquilo. Outro grande motivo é a alta quantidade de afazeres no dia a dia”, observa Milena Pacheco, especialista em RH. Por isso, é extremamente relevante estabelecer uma boa gestão e organização individual, priorizando tópicos urgentes.

Em uma pesquisa feita pelo Nube - Estagiários e Aprendizes, 41,5% dos respondentes afirmaram ter pelo menos um pouco de problemas com o cumprimento de atribuições. Outros 6,01% muitas vezes deixam de concluir seus afazeres por se distraírem com facilidade. Com isso, observa-se a necessidade de reconhecer o motivo dessa dificuldade e elaborar suas soluções. “Ao procrastinar, isso gera no ser humano um sentimento de culpa, incapacidade e desconforto. Então é necessário as organizações e, principalmente, os líderes D&I estarem atentos aos seus colaboradores”, completa Milena.

Algumas vezes, uma tarefa muito extensa é o suficiente para causar um desvio de atenção - acontece então o fenômeno chamado de “procrastiworking”, quando algum encargo é abandonado em prol de outro mais estimulante. Naturalmente, tendemos a optar por realizações mais fáceis em detrimento daquelas mais desafiadoras, em busca de uma satisfação maior. Compreender esse comportamento já é um avanço para lidar com a questão. “Ao invés de negar completamente, diga ‘ainda não’. Adie esse momento de distração por dez minutos, mas cronometre esse tempo. Durante a contagem, você vai se atentar àquelas sensações e emoções surgidas com o intuito de distrair você. Assim como a onda, quando aumenta e diminui, os sentimentos também vão se reduzir até ir embora”, aconselha Verônica Margarino, head da Hyper Island.

 

Como identificar um procrastinador? 

Postergar obrigações geralmente é um imbróglio particular. No entanto, gestores também podem articular melhor a dinâmica de trabalho para estimular mais produtividade, afinal, a sobrecarga também prejudica a eficiência. A aplicação de métodos como o Pomodoro, alternando tempos de descanso e produção, é um caminho para atenuar a estafa. Concomitantemente, uma boa inteligência emocional permite reconhecer os nossos limites em um dia de rendimento baixo, por exemplo. “O primeiro passo é manter um diálogo aberto, com muita empatia e sem julgamento, ajudando a pessoa a explorar, entender a si e identificar os motivos da protelação”, finaliza Verônica.

Portanto, somado a uma cultura de resiliência e autogestão, os decisores devem trabalhar a motivação e atribuição justa de tarefas. Antônio Muniz, CEO da AgileTech, orienta como se alinhar aos contratados e manter o fluxo de operação. “Eu aplico três estratégias para ajudar a minha equipe a reduzir o adiamento. A primeira delas é priorizar o mais importante. Sempre falo como a liderança dá o tom, então como decisor eu preciso deixar as prioridades expostas. Segundo, eu deixo claro o benefício daquela atividade para o time, cliente e empresa. Quando eles entendem a vantagem de terminar a demanda, se sentem mais orgulhosos em gastar energia com aquilo. A terceira é acompanhar os resultados para ajudar o quanto for necessário”, afirma.

Gostou das informações? Quer construir uma equipe eficiente, seja onde ela estiver? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade para você. 

Saiba como evitar a procrastinação nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais dicas sobre o mercado de trabalho e estágio.

Compartilhe

Enquete