No dia três de outubro, o evento Algo +, o 25° meeting de Gestão Corporativa do ABC, promovido pela Agerh - Associação dos Gestores de Recursos Humanos, levou aos profissionais da área novas percepções sobre o contexto do homem no mundo corporativo. Os temas apresentados foram inteligência humorcional, tecnologia e inovação. Veja, nesta matéria, tudo sobre esse encontro!
Por que eventos como esse são importantes para os líderes do mercado?
Segundo Adilson Silveira, sócio-fundador da RHequinte Consultoria e Vice-presidente da Agerh, um dos objetivos da instituição é atualizar os profissionais sobre os acontecimentos do mercado. “Em um evento dessa magnitude, eu tenho a oportunidade de trazer informação e o gestor, presente na conferência, formar conhecimento. A partir disso, ele pode levar as noções para dentro do negócio e adaptá-las para estabelecer as estratégias do DHO - Desenvolvimento Humano e Organizacional. Então, é uma forma indireta da associação preparar o RH para a inovação”, explica o especialista.
No Brasil, 97% das organizações reconheciam a importância da inovação, enquanto a média global era de 86%. Contudo, apenas 48% delas conseguiram integrá-la às suas estratégias de negócio, segundo uma análise do Boston Consulting Group.
A adoção da tecnologia com estratégia é fundamental para o sucesso!
Para participar dessa transformação, a adoção da tecnologia corretamente tem sido um desafio entre as organizações. “Muitas vezes os executivos e as lideranças se apaixonam pelo uso das ferramentas, não pelos objetivos estratégicos e o valor da mesma. Então, eu sempre provoco, não comece pela adoção do mecanismo, inicie por meio de um plano. Se não, os projetos não têm payback ou melhor, o ROI-retorno sobre investimentos e, automaticamente, eles ficam menos atraentes para dar continuidade”, orienta Gustavo Donato, conselheiro empresarial e professor da Fundação Dom Cabral.
Nesse contexto, Maryana com Y, fundadora da Humor Lab mostra a relevância dessa conexão entre o lado humano e o tech. “A gente precisa entender como esse recurso é aliado de avanço. Não podemos ver a inteligência artificial como uma vilã, a tecnologia vem para ajudar. Então, para acelerar a carreira com base nisso é necessário traçar os objetivos e não terceirizar a culpa a essas mudanças.
Para implementar o conhecimento digital na rotina dos times, a contratação de estagiários e aprendizes é uma atitude promissora. “Eles são muito modernos, é uma geração voltada para a tecnologia e além disso, tem um perfil atualizado sobre o mercado. Afinal, estão estudando, ainda na faculdade e conectado às redes sociais, assim ele leva isso para a dinâmica da empresa”, complementa Luana Modonezi, executiva de contas do Nube - Estagiários e Aprendizes.
A promoção de bem-estar também compõe o crescimento de uma empresa
Além da digitalização, outra maneira de potencializar o negócio é proporcionando bem-estar. “Quando estamos bem no ambiente de trabalho, não tem como, nós nos sentimos melhor, mais produtivos, aumentamos a conexão e aprimoramos o atendimento. Então, o humor é estimulante para um espaço seguro e criativo, isso eleva a sensação de satisfação”, finaliza Maryana.
Gostou do conteúdo? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!
Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado instantaneamente quando houver uma oportunidade para você.
Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais dicas sobre o mercado de trabalho e estágio.