O mercado está passando por uma transformação geracional e recebendo quem preza por valores justos, pela diversidade e inclusão (D&I). Para as corporações, a pluralidade pode trazer inúmeras vantagens. Entenda o impacto dessas mudanças, neste Conexão Ilimitada.
Conforme dados da Global Trend Reports, 67% dos participantes gostariam de entrar em uma empresa diversificada. É preciso aproveitar esse interesse e admitir profissionais de diferentes idades, gêneros, orientações sexuais, raças, culturas, universidades e até países. Com isso, as trocas são potencializadas, complementando ideias e trazendo novas perspectivas às discussões e desafios.
“É importante entender o seguinte: o talento não tem corpo, sexo, religião ou atributo de beleza; ele pode vir de qualquer lugar, então nós devemos estar abertos a aprender como podemos, precisamos e vamos efetivamente encontrar vocação nas pessoas mais diversas. Então eu não posso negar a excelência a um tipo específico de pessoa. Com diversidade tem-se, também, uma pluralidade de habilidades”, salienta Herbert Maia, gestor de DHO da HubLocal.
A contratação de múltiplos perfis impacta a marca empregadora, contribuindo para a construção de uma imagem mais consolidada e tornando mais eficiente o caminho até a equipe ideal. Atualmente, é predominante a busca dos contratados por uma firma condizente com os seus princípios, evidenciando a relevância de organizações posicionadas perante pautas sociais e até ambientais.
“Esse assunto ganhou muita força nos últimos anos. Uma das coisas percebidas, por exemplo, é como a cada Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais e mais brasileiros estão se autodeclarando negros e indígenas. Ou seja, os debates ajudam também as pessoas a se identificarem, reconhecerem a cultura na qual estão inseridas, a entenderem coisas antes consideradas normais”, aponta Samanta Lopes, coordenadora MDI da agência #DiversidadeCriativa. A partir dessa autopercepção, a preferência por um local de trabalho inclusivo se torna ainda mais veemente. Por isso, é imprescindível para as empresas acompanhar esse processo e contribuir para as transformações dentro e fora do mundo corporativo.
Como implementar a diversidade de fato?
Comece internamente, promovendo lideranças pertencentes a grupos minoritários. Trabalhe rodas de conversa e palestras educativas acerca do tema, enfatizando a quebra de preconceitos dentro do time para o recebimento positivo dos novos colaboradores. Promovendo a representatividade, acolhimento psicológico e um espaço seguro, a permanência desses membros é garantida, afinal, 23% dos entrevistados, em estudo da Deloitte, já deixaram seus empregos para trabalhar em lugares mais diversificados.
No processo seletivo, é válido promover ações afirmativas e traçar, junto ao RH, o perfil dos candidatos com essa perspectiva. Realize pesquisas de clima e solicite feedbacks após as seleções, determinando métricas de aprimoramento dessa etapa, taxas de atração e retenção e employer branding.
Adaptar as estruturas para receber pessoas com deficiência é uma necessidade. Para mulheres, o suporte em casos de gravidez deve ser fortalecido, contrariando as estatísticas atuais: segundo o portal Empregos.com.br, 56,4% são demitidas quando voltam da licença maternidade.
Lucas Moura, gerente da Construtora Tenda, criou uma política própria de implementação de D&I - os resultados foram evidentes. “Nós temos, há dois anos, um programa de inclusão de mulheres nos canteiros de obras. É um setor tradicionalmente masculino e a gente já percebe melhorias no trabalho, nos acabamentos, menores faltas... Isso acaba influenciando os outros integrantes a performarem da mesma maneira ou até melhor, gerando esse ambiente onde o resultado é relevante para todos os envolvidos e, consequentemente, para a companhia”, comenta. Esse relato comprova a importância dessa prática e como essa troca de experiências pode inspirar os demais membros.
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