O termo soft skills surgiu na década de 80 como uma forma de descrever habilidades sociais, emocionais e comportamentais possuídas para cada indivíduo. O objetivo é melhorar as relações entre as pessoas no local de trabalho. Você já as conhecia? Confira mais informações a respeito, ao longo desta matéria.
Nos últimos anos, com o surgimento da inteligência artificial e aprimoramento de maquinário para exercer funções anteriormente ocupadas por seres humanos, a demanda por profissionais com essas competências aumentou significativamente. A pesquisa “Global Trends Report” do Linkedin demonstrou: 80% dos gestores de Recrutamento e Seleção consideram as habilidades sociais como cada vez mais essenciais para o sucesso de uma empresa, enquanto 89% das “contratações ruins” são atribuídas a funcionários com competências sociais inferiores.
Por esse motivo, grandes empresas tem investido cada vez mais em treinamentos para desenvolver essas habilidades. Exemplos desses programas são seminários, palestras, oficinas e workshops. Todos eles permitem aos funcionários desenvolverem suas maestrias interpessoais e se tornarem melhores profissionais.
Na voz do especialista
Para André Alves, head de operações da Empodera: “elas estão relacionadas à maneira como o indivíduo lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações”. Diferentemente das suas irmãs, as Hard Skills, derivadas da parte mais técnica, essas, são desenvolturas subjetivas, mais difíceis de serem mensuradas. Algumas soft skills são aperfeiçoadas naturalmente, enquanto outras, se você dedicar tempo, também conseguirá desenvolvê-las.
No geral, são a capacidade de trabalhar bem com outras pessoas, comunicar-se corretamente, resolver problemas de forma criativa, possuir uma boa liderança e ter discernimento em lidar com pressão. Essas também são conhecidas como habilidades socioemocionais ou comportamentais. Dentre as principais e mais requisitadas entre os Rh’s, podemos citar:
- Autoconfiança e humildade.
A autoconfiança é uma mentalidade positiva associada à capacidade de acreditar ser possível alcançar algo. Pessoas com essa característica geralmente não se comparam com os outros e não se envergonham de críticas. Isso contribui para o compromisso constante com as produções e desejo de superação.
No entanto, é importante manter o equilíbrio para essa expertise não se tornar arrogância. Tendo humildade para receber feedbacks construtivos, aceitá-los e buscar oportunidades de crescimento.
Por mais de amarmos a nossa ocupação, nem todos os dias serão incríveis. Certamente passaremos por situações difíceis e nos sentir incertos sobre o futuro ou nossos know-hows.
Manter o equilíbrio é fundamental para nos impedir de desistir facilmente. Sendo necessário para seguir em frente apesar das dificuldades, garantindo força e uma mentalidade mais positiva para ver os problemas como oportunidades de crescimento.
O psicólogo e autor Daniel Goleman define a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de processar suas emoções. É composta por diversas perícias socioemocionais como empatia, adaptabilidade, sociabilidade, cooperação e principalmente comunicação interpessoal.
Como se comportar em momentos estressantes depende de como pensamos, agimos e administramos nossas emoções. Além disso, é preciso saber lidar com as pressões enfrentadas externa e internamente.
- Flexibilidade.
Quão mente aberta você se considera? Trabalhar no mundo digital obriga-nos a estar preparados para mudanças inesperadas. Nos dias de hoje, cada projeto é um novo desafio e tem características próprias.
Por isso, é relevante preparar-se para as transições e não resistir excessivamente a elas. Parte disso é saber se reinventar nas crises e lidar com os altos e baixos de forma flexível.
Criatividade é mudar o já existente com ideias imaginativas e criar algo novo. Pode ser caracterizada como a capacidade de perceber o mundo ao nosso redor para descobrir perspectivas inexploradas, fazer conexões entre coisas aparentemente não relacionadas e criar soluções.
Além disso, é conhecida como uma qualidade multifacetada dos nossos recursos pessoais, como conhecimento, informação, inspiração e todos os fragmentos de experiência acumulados ao longo da vida. Dentro dessa lógica, uma pessoa assim tende a se destacar entre as demais.
- Proatividade
Significa antecipar problemas, evitá-los ou agir sem a necessidade de receber ordens para contorná-los. Trabalhadores proativos são vistos como mais responsáveis e confiáveis. A capacidade também ajuda a aumentar a sinergia em todas as etapas da produção levando a melhores resultados.
Isso porque, alguém dependente da decisão de outra pessoa dá uma impressão de insegurança e cria um sentimento de desconforto no relacionamento. Por isso, agir preventivamente pode ajudar em muitos momentos. Como: dar um parecer sobre uma tarefa especifica e reportar um erro encontrado antes de passar para a próxima etapa.
Certo, mas como desenvolver todas essas aptidões?
O seu desenvolvimento não acontece da noite para o dia. Assim como a atividade física, ela deve ser incorporada à rotina. Requer educação e aprendizado, sendo importante lembrar-se de manter a continuidade, aprimorada por meio de cursos e aulas com foco em competências comportamentais.
Participar de novos projetos dentro da empresa pode lhe oferecer uma grande oportunidade de se comunicar com outras pessoas e testar seus conhecimentos. Você também pode assumir a responsabilidade de um deles para exercitar suas maestrias de liderança e trabalhar a comunicação e colaboração.
Parte do processo de progressão das soft skills é ouvir os outros e considerar seus conselhos. Mostre sempre estar genuinamente interessado e aberto a novos aprendizados, sem a necessidade de reagir imediatamente a tudo isso. Não há problema em admitir não ter a resposta e recorrer a um tempo para pensar.
Além disso, consuma conteúdos correlatos e se envolva em treinamentos de alto impacto, ou algum programa de mentoria. Seguindo essas dicas, certamente irá se aprimorar.
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