No nosso cotidiano, experienciamos várias situações em diferentes locais e em cada uma delas, temos uma resposta distinta. Começar com uma manhã ruim, por exemplo, pode ser um estopim para ter o restante do dia da mesma maneira. Isso acontece pois existem variadas emoções e elas influenciam diretamente na nossa percepção e modo de lidar com os eventos.
Dessa forma, o impacto das sensações pode ser tanto benéfico quanto maléfico, a depender do contexto. Citado anteriormente, acordar mal na data de uma reunião séria pode ser uma péssima ocorrência. Nesse sentido, em busca de compreender o porquê de sentir determinado humor e, a partir disso, manejá-lo, leia a seguir como aprimorar essa competência.
Qual a definição?
Inteligência emocional é o nome dado para a habilidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções, bem como a dos outros. Com esse dom, manter certo controle sobre os eventos corriqueiros torna-se mais plausível, como lidar com árduas situações e manter a calma em momentos estressantes. Também, esse saber ajuda no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e positivos.
Por que ter essa importante skill?
Desenvolvê-la pode te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida sua e a dos demais, com a prática do autoconhecimento e compreensão do outro. Assim, enfrentar momentos delicados e sob pressão podem ser melhores lidados, pois a resiliência é fortemente impulsionada nesse exercício de consciência. A interação com as outras pessoas também é favorecida, a partir da aprendizagem de compreender e reagir aos sentimentos dos demais.
Nesse sentido, o aprimoramento dessa soft skill auxilia o bem-estar de alguém de modos diversos. Por exemplo, o gerenciamento de sentimentos negativos - como a ansiedade, estresse, raiva e tristeza - trás para você mais calma, segurança e felicidade. Também, a capacidade de entender melhor o estado e a necessidade dos outros é aperfeiçoada, pois as interações e conexões com as pessoas ao redor são significativamente maiores. Além disso, a tomada de decisões ocorre de forma mais consciente. A aptidão de avaliar a condição emotiva sua ou de outro ajuda a analisar com mais razão as situações e embates, chegando assim em vereditos mais responsáveis.
Para além da parte social, no âmbito profissional, ela auxilia a conquistar melhores desempenhos, lidar com trabalhos conjuntos de modo satisfatório e instiga o espírito de liderança. Prova dessa relevância está no fato dela ser cada vez mais significativa pelos recrutadores e áreas do RH. Ademais, essa habilidade está ganhando destaque em diferentes tipos de contratação, seja CLT, pessoa jurídica e até mesmo em estágios. Diversos especialistas estão considerando mais o QE (Quociente Emocional) em detrimento do QI (Quociente de Inteligência).
Múltiplas inteligências
O QI é um termo criado pelo idealizador dessa métrica, o alemão William Stern, em 1912. Nela, é mensurada basicamente a capacidade cognitiva de um indivíduo. Em razão da falta de aprofundamento, o psicólogo Howard Gardner elaborou, na década de 1980, a teoria das múltiplas inteligências. Nela, existem 8 tipos: corporal, espacial, linguística, lógica, musical, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Com base nisso, o QE está vinculado aos dois últimos da lista, os quais atingem a esfera social e pessoal.
Os 5 estados durante o dia
Outra via para compreender melhor esse conceito é "entender as emoções tidas ao longo do dia", diz Jorge Penillo, professor universitário, coach e mentor. O docente cita o médico Eric Berne, quem atestou a existência de 5 básicas sensações: raiva, medo, tristeza, alegria e afeto. Para os amantes de animação, foi percebido a semelhança entre essas possibilidades e o filme Divertida Mente. No longa-metragem, vemos o funcionamento do QE da menina Riley, por meio de personagens representando essa variedade.
Dessa forma, nossa mente opera de modo parecido com a obra audiovisual: temos diferentes sentimentos no decorrer de uma data. De acordo com Penillo, a compreensão e o mapeamento deles são imprescindíveis para potencializar seu bem-estar. Assim, é possível usá-los para estimular a finalização de tarefas, desejos e outros objetivos. Atingir esse patamar requer estudos e aprofundamentos nesse know-how, por isso veja a seguir o passo-a-passo para realizá-los.
Como aprimorar essa habilidade?
Desenvolver essa prática pode ser um processo desafiador, mas com comprometimento e evolução é possível melhorar e seguir em frente. Uma das maneiras de aprimorar é por meio da autoconsciência. Ao se tomar mais ciente de seu humor e de como ele afeta as ações e pensamentos, você passa a ter uma compreensão mais profunda sobre si e de seus amigos, colegas de escritório e família.
Outra maneira de progredir está no exercício da empatia. Essa habilidade comportamental está relacionada à percepção de certa situação na ótica de outro indivíduo. Ou seja, você estará ‘se pondo’ no lugar, compreendendo melhor os motivos e respostas dadas por essa pessoa. Ao praticá-la, você poderá entender as necessidades e sensações dos demais e agir de modo mais compassivo e sensível. Isso pode acrescentar na sua comunicação e na construção de relacionamentos saudáveis e significativos.
Olhar e gerenciar o turbilhão de impressões também é uma via imprescindível. Desse modo, a autorregulação pode te ajudar nesse quesito. Ela envolve a capacidade de gerenciar os sentimentos por meio de técnicas voltadas a si. Isso inclui meditação, exercícios de respiração, ou até mesmo dar um tempo para você antes de tomar uma decisão delicada. Ao aprender a regulá-las, o processo de lidar com problemas se torna mais fácil e controlado.
Resumindo
Em suma, é de extrema importância desenvolver a inteligência emocional no nosso cotidiano e no âmbito profissional. Essa soft skill consiste na capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar nosso próprio humor, bem como as dos outros. A partir dela, é viável lidar com grandes dificuldades, manter a calma em momentos de estresse e tomar decisões com consciência. Por isso, deve-se entender os sentimentos tidos ao longo do dia e mapeá-los, visando ter um bem-estar e atingir suas metas.
Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.
Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.
Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!