Se você é um cidadão do globo, com certeza foi impactado pela pandemia do Covid-19. Apesar de ser um tema cansativo, o vírus causou diversas alterações em nossas vidas, tanto pessoais quanto profissionais e impactou o dia a dia de estagiários, aprendizes e de quem já estava inserido no mercado há mais tempo. As mudanças foram radicais em muitos cenários e todos precisamos achar maneiras de adaptação.
Vários escritórios foram fechados e as pessoas precisaram encontrar soluções para trabalhar de casa. Além do contato perdido com amigos e familiares, ainda houve o distanciamento entre funcionários, afetando a rotina da companhia. O isolamento prejudicou muito algumas empresas no começo da quarentena e por isso, soluções foram surgindo. Quais são elas? Além das mais simples e tecnológicas, há também aquelas nostálgicas, com um ar infantil, porém extremamente eficazes.
Gamificação, o que é?
A gamificação entra como aliada nesse processo. O conceito é bem simples e super relacionado ao nome. Trata-se de focar em desafios, bonificar por meio de prêmios e engajar quem estiver envolvido no processo, basicamente como em um jogo de infância. Você ganha uma vida e precisa cuidar dela e a cada nova missão, você recebe um diamante ou moeda. Isso funciona como um incentivo aos funcionários e motiva muito, deixando o clima mais agradável e leve, além de impulsionar o cumprimento de metas da companhia.
Sobram vantagens
Tomás Camargos é sócio-fundador da VIK e fala sobre os benefícios. “Manter as pessoas engajadas e integradas já era um grande desafio mesmo com elas fisicamente conectadas. Nessa nova realidade de modelo híbrido, isso se potencializou, ficou ainda mais difícil. Isso vem para agregar. Falando por experiência própria, os nossos clientes enxergaram no nosso programa uma forma de manter o ambiente gostoso, colaborativo e provocativo. Então, tem esse poder de unir as pessoas, fazê-las trabalhar em consonância de uma forma prazerosa. Você não precisa forçar para gerar resultado, basta mostrar um meio agradável e vão querer participar.”
Começando a transformação
O Founder & CEO da Play2Sell, Felipe Dos Santos, nos ajudou a entender como inseri-la na sua organização. “O primeiro ponto é contratar firmas ou especialistas em games ou gamificação. Implantar uma plataforma ou solução envolve uma série de fatores comprometedores, então buscar pessoas especializadas é essencial. O segundo é ter bem claro as metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, isso é muito importante nesse tipo de solução.”
Vivendo na pele
Camila Garcia é Gerente de Relacionamento com Instituições de Ensino do Nube e sabe bem qual é o impacto positivo dessa ação. “A gamificação ajudou bastante a desenvolver os meus colaboradores, tanto no momento presencial quanto no home office. Isso porque incentiva e motiva muito mais as pessoas a conseguirem atingir um efeito específico. Por exemplo, hoje em dia as campanhas lançadas tem um prêmio final como motivação, no game esse prêmio continua, mas vai além disso. O atingimento da meta é muito mais divertido durante o jogo. A gente consegue aproveitar fazendo uma integração em equipe. A competitividade é mais gostosa, leve e isso o incentiva muito mais.”
Aplicando na prática
Antes de investir nisso, é necessário compreender primeiro como funciona a estrutura do seu local de trabalho, entender como são os seus colegas, a personalidade deles e as dinâmicas sociais entre vocês. Isso vai ajudar a encontrar o melhor tipo de brincadeira. Em seguida, siga as dicas dos nossos especialistas e garanta a mudança.
Quer mais dicas de como crescer e se tornar um profissional ainda mais completo para esse novo caminho? Assista esta matéria e promova uma mudança na sua vida!
Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo. Veja também este Conexão Ilimitada e outros vídeos da TV Nube! Busque pela sua melhor versão e conte conosco sempre!