Gestores e empreendedores de todas as áreas têm uma dúvida constante em mente: como motivar suas equipes? Afinal, essa questão é fundamental para garantir a alta performance do quadro de talentos. Portanto, descobrir maneiras de atuar assertivamente e gerar felicidade entre os indivíduos será sempre uma boa saída.
Entusiasmo atrai resultados
Justamente pelas vantagens de ter um time entusiasmado, chegar a um bom nível de felicidade coletiva pode ser um desafio para a gestão. Andréa Gauté, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) do Paraná, concorda com essa visão. “O superior não vai atingir os resultados sozinhos. Ele precisa de uma staff para ajudá-lo a atingir suas metas dentro da organização”, comenta.
Então, se o grupo está engajado, segundo a especialista, ele estará comprometido a trazer os resultados necessários para o líder. “O segredo é: equipe motivada aumenta a produtividade corporativa”, conclui.
Caminhos para gerar satisfação
Segundo um levantamento promovido pela Edelma, quase 90% dos profissionais concordam acerca desse tema. Para essa parcela, as companhias são as grandes responsáveis pelo bem-estar físico e financeiro dos seus quadros. Dessa maneira, no âmbito emocional, o debate pode ficar cada vez mais aquecido.
De acordo com um estudo divulgado pelo Portal Sólides, um profissional feliz tem 31% mais produtividade, é três vezes mais criativo e pode vender 37% a mais em relação ao indivíduo desmotivado. Portanto, como trabalhar essa satisfação?
Para Samanta Camargo, palestrante e especialista em questões emocionais corporativas, esse não deve ser um dever apenas do contratante. Afinal, a nível pessoal, todo sujeito pode, por conta própria, aprimorar esse aspecto. “O motivo para a ação é como um banho, ou seja, deve ser praticado todos os dias”, garante.
Conhecer um a um: passo imprescindível
Ainda para Samanta, segundo um famoso ditado, quando não há motivação, há disciplina. “Então, desenvolver a ordenação dentro dos times para existir um estímulo em realizar as delegações do chefe tem a ver com a profundidade de conhecer cada colaborador”, compartilha.
Ainda mais em tempos de pandemia e home office compulsório, esse tópico fica com maior relevância. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, no trabalho remoto, os colaboradores podem ter dificuldades capazes de prejudicar a motivação. Os indicadores – acentuados pelo cenário – são a pressão emocional e econômica e a inércia, levando a uma desconexão com o propósito da empresa.
Feedbacks contínuos auxiliam no processo
Rodrigo Botinhão atua como CEO na Gear SEO e, na sua gerência, tenta incorporar recursos para manter a felicidade de seus liderados. “A principal questão é alinhar os escopos da organização com cada indivíduo. A partir de quando conseguimos realizar e mensurar por meio das ferramentas de feedback, também conseguimos saber se os nossos planos estão de acordo com os dos funcionários”, comenta.
Ser acessível é um diferencial
Para ele, o recurso de devolutivas acontece mensalmente entre todos e auxilia justamente na promoção de uma comunicação eficaz e um bom direcionamento para cada membro. “Com isso, temos ter certeza do desempenho, engajamento e garantimos proximidade com eles”, conclui.
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