O setor de Recursos Humanos tem passado por uma grande transformação nos últimos anos, deixando de ser apenas uma área operacional para se tornar um parceiro estratégico. Durante o evento promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Guarulhos, especialistas discutiram o conceito de “RH como Business Partner”, destacando o mérito desse setor no progresso das organizações. Veja mais nesta matéria.
O papel do RH na transformação empresarial
“A gente entende a importância do RH se manter inteirado, vivenciar assuntos relevantes para o dia a dia, buscando evoluir e trazer novidades. Então, o Nube tem um papel de valorizar esses encontros e práticas, justamente para esse profissional contar com as maiores inovações do mercado e estar antenado a todas as mudanças no mundo do trabalho”, afirma Caio Marques, gerente comercial do Nube.
Essa parceria não se trata de uma ocupação específica, mas de uma abordagem especializada, como explica Renata Murari, gerente de RH da Newrest: “O business partner não é um cargo, é um posicionamento, uma competência. Então, é necessário olhar para fora da área e compreender o negócio como um todo e qual é a cultura da empresa. Baseado nisso, ele vai conseguir direcionar as ações.”
RH estratégico e seus impactos nos resultados
Apostar no reconhecimento de seus colaboradores e em uma coordenação estratégica garante benefícios diretos na produtividade e retenção de talentos. Segundo um estudo da Gallup, companhias com alto engajamento são 21% mais lucrativas e apresentam 59% menos turnover.
Cristiane Mainardes, CEO do Instituto Defor, reforça essa visão ao destacar a necessidade de uma percepção integral de todos os setores de uma organização: “O RH mostra o rendimento das áreas envolvendo as pessoas. Então, um exemplo: tem o especialista de compras e eu não necessariamente preciso ser expert nessa área, mas devo entender os desafios e como potencializar o desenvolvimento de quem está ali dentro.”
O impacto de uma administração pessoal bem estruturada pode ser observado na prática. Vanessa Aquino, gerente de RH da Flexform, compartilha os retornos positivos da sua corporação: “Os resultados são incríveis, porque eu tenho funcionários engajados, motivados, turnover zero e mais de 15 mil currículos no meu banco. Eu contrato no máximo em três dias.”
O Ciesp realizou, ainda, o lançamento do podcast ‘Não R No H’, uma iniciativa voltada para a discussão de temas sobre coordenação alinhados às demandas atuais do mercado. “A ideia é sempre trazer temas ligados à temática de gestão e liderança, e contarmos histórias dos profissionais para o universo corporativo”, comenta Dirceu Ferreira, coordenador do Núcleo de RH do Ciesp Guarulhos.
O evento reforçou a necessidade implementar cada vez mais estratégia, humanização e inovação, fundamentais na construção de ambientes corporativos mais produtivos e sustentáveis. Se você deseja crescer, investir na recognição de seus contratados é um caminho indispensável para o sucesso.
Quer continuar por dentro dos melhores encontros e dicas de RH? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba mais novidades. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em contratação em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil.
Confira os destaques do evento sediado pelo Ciesp nesta matéria e continue acompanhando a TV Nube e o blog.