Com a chegada de um novo ano, é comum estabelecer planos. No âmbito profissional, é indispensável fazer isso de uma forma efetiva para ter bons resultados. Definir metas não só ajuda no desenvolvimento pessoal, como também pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Para saber como determinar suas intenções para 2025, confira as dicas deste Conexão Ilimitada.
Exemplos de metas profissionais
"Elas nada mais são além daquilo traçado para sua carreira. Onde se quer chegar no próximo ano, se pretende subir de cargo, buscar uma nova empresa ou profissão. Deve-se desdobrar o objetivo e como alcançá-lo”, aponta Virgilio Marques, sócio-fundador da FM2S e gestor de carreiras. Ele complementa a ideia ao apontar a importância de detalhar os passos para atingir esses propósitos: "Se você já tem, no primeiro mês do ano, a posição almejada, qual conhecimento quer adquirir, o networking para construir, fica muito mais fácil se organizar”.
A estrategista de crescimento de receita da Portão 3, Mariana Rodrigues, compartilha uma abordagem prática para definir desígnios anuais. “Eu costumo pegar uma folha de papel em branco e separar os quatro principais quadrantes da minha vida: profissional; estudantil; pessoal, no qual entra lazer, relacionamento e saúde; e espiritual. Dentro de cada um eu listo meus objetivos. Após ter essa clareza, eu gosto de grifar em vermelho quais vão me demandar mais tempo e esforço, aquelas eu considero as mais importantes”, explica.
Esse método fornece uma visão holística, permitindo um equilíbrio entre as várias áreas. Ter uma priorização pode fazer a diferença, aumentando as chances de sucesso. Conforme uma pesquisa da 7Waves, 65,3% das pessoas não conseguiram um novo emprego. Ainda, outros 64,4% não atingiram o sonho de abrir o próprio negócio.
Como alcançar objetivos profissionais
Paula Mota, professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, enfatiza como o simples ato de planejar te coloca em vantagem. “Por organizar, a sua mente já se prepara para a ação. Muitos profissionais, acredite, não fazem o planejamento, não estipulam nenhuma meta, só deixam o ano passar, ou seja, você vai estar na frente da maioria deles. Outra coisa, isso melhora muito o foco, porque a energia é colocada exatamente onde precisa”, destaca.
A ausência desse escopo pode prejudicar a percepção externa sobre o executivo: “O mercado é super exigente, então, quando se percebe uma falta de estratégia, acaba passando uma impressão de acomodado, desinteressado e a sua posição pode ser extremamente prejudicada. Por exemplo, você pode perder oportunidades de aprendizado, crescimento e até uma promoção, simplesmente porque não está demonstrando um cuidado com a sua imagem”.
Delimitar intenções é essencial não apenas para se destacar na ocupação atual, mas para se preparar para desafios futuros. Durante um processo seletivo, é comum os recrutadores perguntarem sobre seus planos a longo prazo. Portanto, saber responder com confiança pode ser um plus na conquista de novas posições.
Quer aprender mais dicas de carreira para se alavancar no próximo ano? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado instantaneamente quando houver uma oportunidade para você.
Saiba mais sobre como traçar metas profissionais para 2025 nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais dicas sobre o mercado de trabalho e estágio.