Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

No ambiente de trabalho, a comunicação assertiva é fundamental para transmitir mensagens de forma clara e eficaz, contribuindo para relações profissionais saudáveis e produtivas. Entender o público e qual é a finalidade da fala são passos essenciais para enunciar de maneira direta e impactante. Letícia Vidica, comunicadora do UberCast e repórter na Globo, compartilha dicas práticas para alcançar essa assertividade. Veja agora, neste Minuto Carreira.

O que é comunicação assertiva?

Essa é uma habilidade de expressar pensamentos e necessidades com clareza, respeitosa e eficiente, sem margem para ambiguidades. Segundo Letícia, essa prática começa pelo entendimento do conteúdo e do seu receptor “Existem dois pontos principais: você deve saber qual produto vende e para quem está falando. Quando a gente se comunica, mandamos uma mensagem para atingir alguém e existe um objetivo final. Então, é preciso escolher muito bem a forma e o lugar onde vamos falar.” 

Letícia reforça: esse processo exige preparo, desde a escolha do tom até o formato de entrega. “Qual vocabulário usar? E com relação ao público? Devemos saber para qual perfil estamos nos dirigindo, isso é estratégia. Quando ficamos cientes disso, escolhemos as melhores palavras, o melhor visual e caminhos para fazer aquilo chegar, de fato, ao seu propósito final”, explica. Sendo assim, ao prestar um serviço ou ofertar um item, apresentar-se de um jeito estratégico garante mais retorno. Segundo uma pesquisa da PwC, para 80% dos entrevistados, velocidade, conveniência e um atendimento prestativo são fatores muito importantes para uma boa experiência no diálogo com o cliente. 

Como me comunicar melhor?

Se expressar bem depende de clareza. O primeiro passo é sempre definir uma intenção. Conhecer o público ajuda a ajustar o tom e o conteúdo, tornando mais preciso e atingindo o impacto desejado. “Não se esqueça: saiba qual assunto você quer passar e para quem você está enunciando”, finaliza Letícia. No dia a dia das corporações, se pronunciar de modo eficaz pode transformar relacionamentos e resultados. 

Conforme um levantamento do Project Management Institute (PMI), falhas na comunicabilidade estão presentes em 64% das empresas. Compreender essas bases permite transmitir ideias de forma precisa e evita mal-entendidos. No fim, ser assertivo é garantir o alcance das pretensões com respeito e profissionalismo. 

Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

 

Gostou de saber qual o segredo para falar em público? Veja mais neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para dicas de mercado.  

Compartilhe

Enquete