No ambiente de trabalho, a comunicação assertiva é fundamental para transmitir mensagens de forma clara e eficaz, contribuindo para relações profissionais saudáveis e produtivas. Entender o público e qual é a finalidade da fala são passos essenciais para enunciar de maneira direta e impactante. Letícia Vidica, comunicadora do UberCast e repórter na Globo, compartilha dicas práticas para alcançar essa assertividade. Veja agora, neste Minuto Carreira.
O que é comunicação assertiva?
Essa é uma habilidade de expressar pensamentos e necessidades com clareza, respeitosa e eficiente, sem margem para ambiguidades. Segundo Letícia, essa prática começa pelo entendimento do conteúdo e do seu receptor “Existem dois pontos principais: você deve saber qual produto vende e para quem está falando. Quando a gente se comunica, mandamos uma mensagem para atingir alguém e existe um objetivo final. Então, é preciso escolher muito bem a forma e o lugar onde vamos falar.”
Letícia reforça: esse processo exige preparo, desde a escolha do tom até o formato de entrega. “Qual vocabulário usar? E com relação ao público? Devemos saber para qual perfil estamos nos dirigindo, isso é estratégia. Quando ficamos cientes disso, escolhemos as melhores palavras, o melhor visual e caminhos para fazer aquilo chegar, de fato, ao seu propósito final”, explica. Sendo assim, ao prestar um serviço ou ofertar um item, apresentar-se de um jeito estratégico garante mais retorno. Segundo uma pesquisa da PwC, para 80% dos entrevistados, velocidade, conveniência e um atendimento prestativo são fatores muito importantes para uma boa experiência no diálogo com o cliente.
Como me comunicar melhor?
Se expressar bem depende de clareza. O primeiro passo é sempre definir uma intenção. Conhecer o público ajuda a ajustar o tom e o conteúdo, tornando mais preciso e atingindo o impacto desejado. “Não se esqueça: saiba qual assunto você quer passar e para quem você está enunciando”, finaliza Letícia. No dia a dia das corporações, se pronunciar de modo eficaz pode transformar relacionamentos e resultados.
Conforme um levantamento do Project Management Institute (PMI), falhas na comunicabilidade estão presentes em 64% das empresas. Compreender essas bases permite transmitir ideias de forma precisa e evita mal-entendidos. No fim, ser assertivo é garantir o alcance das pretensões com respeito e profissionalismo.
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