Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Cada vez mais, as pessoas entendem a importância de cuidar bem do seu dinheiro. No entanto, essa questão também é uma preocupação dos gestores. Afinal, influencia diretamente no rendimento de sua equipe. Esse cuidado deve ser ainda maior quando se trata de estagiários e aprendizes. Saiba mais sobre o assunto nesta matéria.

A educação financeira no mundo corporativo

Uma empresa pode possuir as melhores e mais amplas políticas de recursos humanos e oferecer variados benefícios, contudo, independentemente disso, existe um ponto ainda bastante relevante na manutenção dos colaboradores: o dinheiro. Um membro com dificuldades financeiras pode afetar os resultados corporativos. Assim, iniciativas para debater sobre o tema são fundamentais nas organizações.

De acordo com a sócia da Neon Consiga Mais, Camilla Clemente, educação financeira vai além do conhecimento de produtos monetários. “Trata-se de aprender a se relacionar com o dinheiro, se organizando, estabelecendo prioridades, fazendo planejamento e mudando seu comportamento de consumo. É extremamente importante ter consciência do esforço necessário para conquistar sua remuneração. Com essa sabedoria, certamente você consegue realizar sonhos e ter tranquilidade na sua vida“.

Essa prática é essencial para ter uma vida mais saudável e organizada para alcançar objetivos. Contudo, o Brasil registrou o maior número de famílias com contas atrasadas em 2021. Ao todo, 27% dos consumidores estavam nessa situação, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC. Uma boa bolsa-auxílio e composições como vale-refeição, premiações, bonificações e comissões fazem a diferença e são muito determinantes para um estudante, porém, sem orientações sobre a melhor forma de utilizar esses valores, pode se tornar um problema.

Segundo o professor da Faculdade Fipecafi, Hudson Bessa, esse é o principal obstáculo. “Em geral, a falta de educação financeira nos leva muitas vezes a fazer gastos desnecessários, pedir empréstimos e assumir prestações caras. No entanto, quando olhamos pelo lado do investimento, também compramos produtos fora do nosso perfil de risco e, muitas vezes, pagamos taxas e tarifas altas. Essa conscientização nos impede de tomar decisões ruins”.

Com o objetivo de mostrar o valor do assunto, a Associação Brasileira de Educadores Financeiros - Abefin, divulgou uma pesquisa sobre os trabalhadores brasileiros. Segundo o levantamento, apenas 16% dos entrevistados conseguem pagar suas contas com a remuneração mensal e planejam seus gastos com antecedência. Por outro lado, 84% enfrentam obstáculos para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças. Isso resulta em dívidas e, quanto maiores elas forem, menor será o rendimento no cotidiano.

Sendo assim, esse controle tem efeitos positivos no presente e no futuro. “Procure sempre se planejar em um limite inferior a seus recebimentos. Não use tudo, pois pode acontecer um imprevisto e, se você não precisar, terá uma sobra para investir. Pesquise no mercado qual a melhor opção para você”, aconselha o servidor público aposentado, José Luís Torkos.

A importância de debater o assunto

O tema não é recorrente entre os brasileiros, com o país ocupando a 74ª colocação no ranking de acordo com o levantamento da Standard and Poor’s. Segundo a agência, as primeiras colocações são ocupadas por nações extremamente desenvolvidas, como Noruega, Dinamarca e Suécia.

Isso interfere diretamente no lado pessoal e resulta em mais saúde e qualidade de vida, tanto física quanto emocional. Afinal, esse exercício fortalece a estrutura familiar e auxilia na programação de ações para o futuro, como aposentadoria digna, tranquilidade na terceira idade ou estudos de qualidade para os filhos. Além disso, existe a facilidade para cobrir despesas imprevistas ou emergências.

A inflação do Brasil também desfavorece a organização monetária, afinal, impacta diretamente o poder de compra de consumidores pela desvalorização da moeda, interferindo nos preços de produtos e serviços. Além disso, esse fenômeno afeta os ganhos reais de empreendedores e investidores do mercado. A pandemia piorou ainda mais esse cenário e, segundo dados divulgados pela Serasa Experian, cerca de 60 milhões de cidadãos estão em situação de inadimplência.

A organização necessária para sair do sufoco pode ser cansativa, com aplicativos e planilhas para um controle assertivo. No entanto, esse hábito precisa ser difundido e explicado para a população. Dessa forma, em um momento de crise como os últimos anos, o estrago seria menor. Para ajudar nesse sentido, a executiva de estratégias e operações da Simplic, Thaíne Clemente, traz algumas atitudes para melhorar a situação.

Anote seus gastos: registre suas despesas, desde as recorrentes, como água e luz, até os pedidos esporádicos de delivery. Assim, também é possível enxergar o tamanho real de suas saídas e ter mais clareza da condição atual, analisar onde e como o capital está sendo usado, se existe desperdício e como contornar isso”, recomenda Thaíne.

Avalie o uso do cartão de crédito: ele traz vantagens, como a possibilidade de parcelar compras ou ter um prazo maior para pagar. Contudo, se não é usado com consciência, pode se tornar um grande problema no orçamento. É interessante utilizá-lo de forma inteligente e planejada. Parcelas podem se acumular com facilidade e fugir do controle. Não devemos esquecer: o cartão de crédito não é uma renda extra e, se não for usado com cautela, pode gerar dívidas indesejadas”, alerta a executiva.

Aprenda educação financeira: “podemos viver em constante aprendizado. Conhecer boas práticas e saber como poupar, qual a melhor forma de utilizar os recursos e até mesmo quando é o melhor momento para solicitar um empréstimo ou fazer investimentos fazem diferença ao longo do tempo e se tornam hábitos saudáveis”, finaliza.

Como você pôde ver, é preciso proporcionar esse conteúdo a quem está à nossa volta. Busque esse tipo de educação e ofereça também para a sua equipe. Dessa forma, todos saem ganhando. Procure se aprofundar mais no assunto e proporcione palestras, cursos e treinamentos para seu time. Além de melhorar a vida pessoal de cada um, refletirá positivamente na produtividade e, consequentemente, você terá mais sucesso.

Assista o vídeo da TV Nube e saiba mais sobre o tema. Se busca estagiários e aprendizes para fortalecer o seu grupo e te ajudarem nessa missão, entre em contato com o Nube. Esperamos por você!

Compartilhe

Enquete