O universo corporativo foi diretamente afetado pela crise do novo coronavírus. Justamente por isso, os líderes dos mais diversos setores precisam se preparar para as novas realidades. Entenda mais sobre esse tema e descubra como agir nesta edição do Conexão Ilimitada!
Incertezas pairam o futuro
De acordo com Denis Lopes, especialista em liderança e gestão de equipes e reitor na Faculdade Estácio (Brasília), o mundo não será mais como antes. “Como seremos, trabalharemos, planejaremos nossas vidas e nossos negócios, ainda é um caminho repleto de incertezas, sendo construído dia a dia”, aponta.
Tendências se tornam realidade principal
Para ele, nesse “novo normal”, existem diversas teorias projetando como seremos mais atentos à família e teremos diversas outras mudanças. “Deixaremos de ir fisicamente a lojas e médicos, utilizando a tecnologia para isso. Também estudaremos majoritariamente a distância e teremos o home office como modelo principal de trabalho”, expõe.
Entretanto, segundo o especialista, essas possibilidades não são necessariamente novidades para a população, mas com a Covid-19, foram medidas impulsionadas e, agora, fazem parte do cotidiano.
Recursos digitais viraram ainda mais aliados
A tecnologia ganha cada vez mais força nesse contexto de transformações. Afinal, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, a modalidade remota irá crescer 30% após o final do isolamento. Então, como o líder pode se preparar para coordenar tanto times presenciais, quanto os remotos?
Autoconhecimento é a chave
Para Lucia Torres, gestora de carreira, para direcionar equipes de maneira assertiva, tudo começa pelo autoconhecimento. “Se não conseguimos administrar a nós mesmos, não seremos capazes de coordenar um grupo e muito menos a administrar uma empresa”, alerta.
Como obter melhores resultados
Para isso, conforme as dicas da gestora, é preciso promover uma descoberta para entender e conhecer a si e os colaboradores. Assim, será possível identificar meios de tirar o máximo de proveito de suas capacidades, competências técnicas e comportamentais de cada liderado para todos ajudarem na obtenção de resultados.
Quem já se atentou a isso
Essa é uma das iniciativas levadas a sério da Vianuvem, afirma a head de endomarketing da companhia, Priscila Ludwig. “Aqui na corporação, temos uma frase clássica: don’t wait for an opportunity, create it’”, conta. Em tradução livre, significa “não espere por uma oportunidade, crie uma”. “A gente incentiva muito o protagonismo e é dessa maneira como nos engajamos”, conclui.
Portanto, a chave para obter bons resultados dos times é apostar na transparência e na confiança. Até a próxima edição do Conexão Ilimitada, da TV Nube.
Liderança humanizada: quais as vantagens? Já está preparado para o futuro?