A crise gerada pelo coronavírus afetou empresas e talentos de todos os setores. Afinal, muitas companhias se viram obrigadas a reduzir seus quadros, mudar suas estratégias e até mesmo encerrar os negócios. Isso impacta diretamente o mercado de trabalho e os talentos precisam se preparar para lidar com novos desafios. Justamente por isso e devido às transformações ocorridas no universo empresarial, se reinventar é fundamental. Descubra como o personal branding pode ajudar nessa edição do Conexão Ilimitada!
Desemprego traz desafios
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, voltada para uma análise sobre o impacto da Covid-19 da empregabilidade, a taxa de ocupação ficou, pela primeira vez na história, abaixo dos 50% entre março e abril. Ou seja, a maioria dos brasileiros estavam sem uma colocação.
Companhias irão se recompor e é preciso se preparar
Entretanto, essa fase é passageira e, aos poucos, as corporações vão se recuperando e abrindo novas posições. Para se preparar para a retomada, se atentar à sua marca pessoal é fundamental. De acordo com Higor Gonçalves, estrategista em personal branding, se atentar ao tema pode ser um jeito de se destacar. “O personal branding acontece quando o indivíduo se posiciona e age de um modo capaz de fazer as pessoas e empresas entenderem exatamente quem ele é”, explica.
Reputação é a chave
De acordo com Gonçalves, os profissionais atualmente estão com perfis extremamente similares e, portanto, a demanda para se diferenciar aumenta. “As formações, experiências e trajetórias estão bem parecidas e quando uma pessoa passa a gerenciar sua imagem, ela começa a ter o controle da sua própria reputação”, defende.
Repaginada em seu currículo e sua apresentação
Para conseguir dar uma repaginada no seu perfil, o aspecto mais imprescindível é a autoconfiança. Afinal, segundo uma pesquisa do Linkedin, a insegurança do candidato é o principal empecilho na busca por uma colocação.
Segundo Juliana Storani, life e executive coach, a capacidade de acreditar em si é fundamental para o êxito em qualquer circunstância. “Esse é um sentimento positivo nutrido a respeito de nós mesmos. Se trata de crer em nossa capacidade de responder e nos sairmos bem perante um desafio. Isso gera uma energia capaz de fazer a diferença no contexto empresarial”, comenta.
Autoconfiança: a chave do sucesso
Gabriel Xavier está estagiando remotamente na área de engenharia elétrica na BM Integrada. Para ele, acreditar em suas capacidades é um diferencial para enfrentar o período inusitado. “Às vezes o importante não é só o conhecimento técnico, ainda mais nesse momento de incertezas”, acredita.
Portanto, botar fé em seus pontos fortes e fortalecer o marketing pessoal podem ser grandes soluções para conquistar uma vaga. Quer saber mais? Então assista ao vídeo!
E aí, você já aplica esse conceito em sua vida?