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Os recursos tecnológicos podem facilitar o dia a dia de diversas formas. Com o cenário de isolamento social, no qual corporações precisaram aderir às pressas ao home office integralmente, eles ajudam as pessoas a ficarem em casa e evitarem a disseminação do novo coronavírus. Afinal, as empresas têm a responsabilidade social de contribuir com a contenção da pandemia. Assim, o processo de assinatura digital é mais um aliado!

Com a expansão da informática, grande parte dos arquivos em diversas áreas do mercado migrou para o ambiente virtual. Dessa maneira, surgiu a necessidade de autenticar esse volume de informações. Em 2001, a Medida Provisória 2.200-2 validou juridicamente a firma dos documentos em formato digital. Com isso, as empresas podem economizar tempo e papel na hora de formalizar a papelada e com credibilidade perante a lei!

Com o processo, a validação de contratos é feita com alguns cliques, evitando problemas comuns de acontecerem com arquivos físicos, tais como a deterioração, furto, perda ou falsificação. Além da diminuição de custos com correio e transporte, bem como a diminuição do uso de papel. 

Quem trabalha com controle de empresas percebe o impacto da velocidade tecnológica no dia a dia. “Esse recurso é importante para o setor administrativo por conta de espaço físico e pela agilidade em termos de produtividade”, afirma Luara Passareli, gerente de departamento pessoal. 

Contratação

Diante da pandemia, os processos seletivos precisaram se tornar 100% a distância. Entretanto, as vagas ainda podem ser preenchidas com o auxílio da Internet. Os candidatos podem preencher seus dados on-line nos sites de recrutamento. Após o encaminhamento, existem opções de testes virtuais e entrevistas por vídeo. Além da prevenção, outra grande vantagem é a comodidade para o participante. Afinal, essa entrevista é gravada e depois enviada para o selecionador. Assim, o interessado terá tempo para se preparar e dar o seu melhor, tendo mais chances de se sair bem, pois estará em um ambiente mais seguro

Na hora de fechar o contrato, os arquivos podem ser assinados digitalmente. Afinal, a ação tem validade jurídica e fatores de integridade garantidos. “O processo é feito em uma plataforma on-line e validado por meio de um certificado digital, com algumas etapas de segurança”, explica Paula Sino, gerente da Assine Bem. A plataforma tem a função de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos, tornando-o sustentável e econômico. A segurança é feita com criptografia, garantindo a inalterabilidade dos arquivos. É possível realizar integrações por API’s com todos os tipos de sistema.

Os atestados legitimados virtualmente possuem várias checagens para garantir a identidade dos assinantes. Dentre elas, estão: o IP do computador de quem confirma as informações, data e horário da visualização e da autenticação do arquivo. Isso sem contar a criptografia para fechar a tramitação e garantir a não violação dos dados. Dessa maneira, a funcionalidade é completamente protegida.

Além disso, ao optar por esse formato, as pessoas ainda ganham em comodidade, pois poderão realizar o procedimento de qualquer lugar. Não há limitação de hora, preço elevado por demanda ou fila para reconhecimento dos vistos. Tudo é feito em poucos cliques! Sem falar na economia no modo cibernético: os custos são diminuídos em até 70%. Assim, a praticidade é bem mais vantajosa em relação ao processo manual. 

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