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Atuar em uma ambiente de trabalho  tóxico pode gerar sérias consequências para a saúde do colaborador. Por isso, entender as causas do problema é uma desafio para as corporações. Uma carga exaustiva, pressão e local estressante podem levar até mesmo a transtornos psicológicos.

Segundo a OMS, cerca de 33% da população brasileira tem algum problema de saúde mental. O estresse, ansiedade e depressão estão entre as causas, as quais também geram afastamento. Portanto, manter uma comunicação aberta e entender as necessidades da equipe são fatores essenciais para a manutenção da harmonia no escritório.

Papel de todos

Para Bia Nóbrega, palestrante e coach, a toxicidade do espaço é fruto da coletividade. “A reclamação sem uma proposta de solução muitas vezes intensifica tudo isso. O desrespeito à diversidade e às ideias, bem como a falta de espaço para se colocar e para ser ouvido também fazem parte”, explica. 

Assim, o modo como interagimos com colegas no universo organizacional é decisivo para obtermos sucesso. Promover e manter bons relacionamentos é uma atitude crucial no desenvolvimento de novas ideias e na ampliação de oportunidades de carreira.

Responsabilidade das corporações

As companhias também devem fazer sua parte, por meio do alinhamento adequado com os líderes. “A falta de empatia por parte dos gestores intensifica esse local desagradável, pois ele é criado, necessariamente, pelo time como um todo. Se esse diretor não se coloca no lugar daquele colaborador o qual não está se sentindo bem, isso agrava o problema”, ressalta Bia. 

Com o objetivo de engajar os trabalhadores, muitas companhias oferecem atividades físicas, campanhas de motivação e momentos de descontração. Contudo, ainda é necessário investir em qualidade para garantir os resultados dessas ações. O recinto e clima, por exemplo, devem favorecer o desenvolvimento adequado das rotinas. 

Na visão de André Franco, CEO da startup Dialog, a identificação com a missão corporativa é fundamental. “Muitas vezes a maioria dos empregados não têm uma visão clara de qual é o propósito e valores da empresa. Se você tem um ambiente no qual consegue desenvolver essa comunicação de forma clara, participativa e o trabalhador se sente alinhado com isso, ele também atua muito mais feliz”, assegura. 

Dicas para o aprimoramento

Zele pela comunicação interna: a maioria dos conflitos acontece por causa de ruídos no diálogo. Assim, use reuniões e pontos de informação oficiais, como jornal mural, intranet e TV Corporativa para evitar esse tipo de contratempo. 

Preze pela união do time: tenha cuidado com o excesso de competitividade, pois essa ação é capaz de prejudicar os resultados do negócio. As pessoas devem confiar umas nas outras para criar uma noção de pertencimento.

Reconheça os méritos: isso deve fazer parte da cultura organizacional. Além de criar um clima mais agradável, essa atitude irá contribuir para manter o grupo engajado. 

Aprenda a dar feedback: essa é uma poderosa ferramenta para os líderes. Deve ser acompanhado de respeito e cordialidade, sempre demonstrando confiança no potencial do liderado. 

Invista no lugar: ninguém gosta de ficar em um espaço mal ventilado ou com problemas estruturais graves. Preze por fazer ajustes como iluminação adequada, móveis ergonômicos e sala de descompressão. 

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