Quem nunca se imaginou ocupando a posição de liderança em alguma organização? Para muitos, atingir o topo da carreira é alcançar a gestão e assumir uma equipe. Contudo, a estrada para chegar lá, exige preparo, autoconhecimento e muita dedicação.
Para a professora da HSM University, Dalila Bomfim, o destaque é fator determinante para muitos profissionais terem este como objetivo primordial. “Ele quer estar diante de pessoas e de negócios”, explica. No entanto, nem todos estão prontos ou são ideias para lidarem com conflitos e diferentes indivíduos.
Segundo estudo da psicóloga Maria Lúcia Rodrigues, o desafio de 60% dos líderes está relacionado à comunicação. De acordo com Luis Felipe Cortoni, consultor do HSM University, o turnover é resultado de um gerenciamento realizado sem preocupação com questões motivacionais. “Os profissionais têm decidido sair das empresas por conta de lideranças despreparadas”, considera.
Portanto, para você atingir os melhores resultados e altas performances, é fundamental olhar para esses pontos:
- Autoconhecimento: identifique suas competências e perceba se enquadra no perfil;
- Saber lidar com pessoas: ter bons relacionamentos e compreender como gerenciar indivíduos;
- Visão de negócio: entenda estratégias de mercado, mecanismos e produção de resultados;
- Mentoria: líderes experientes compartilham desafios e responsabilidades com quem está almejando a posição.
Além disso, Cortoni alerta para a questão de decisão e intuição. “Não pode ser uma escolha precipitada, de não ter para onde ir. É como uma vocação”, explica. Para ele, é preciso encontrar sua motivação de acordo com as suas habilidades e amadurecimento.
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