No mundo corporativo, a competência se refere a um conjunto de características utilizadas por um indivíduo na realização de suas funções no âmbito empresarial. É um elemento importante na hora de se destacar, por isso, muitas organizações investem na formação de seus funcionários, para o desenvolvimento de novas qualificações.
Um grande desafio para quem procura uma vaga e principalmente para jovens no início de carreira, é justamente demonstrar essas qualidades durante uma entrevista. Alexandre Fleury, diretor de RH da NAVA, destaca: “se você não tem experiência profissional, tem de vivência!”. Em outras palavras, não é necessário ter trabalhado para falar ao recrutador sobre suas aptidões.
Dentre as tendências do mercado para seleção de novos colaboradores, está o perfil comportamental, uma ferramenta utilizada pelas empresas para identificar as forças e fraquezas dos candidatos. Portanto, desenvolver o autoconhecimento é fundamental para crescer no mundo institucional.
Durante o processo seletivo fale sobre como lidou com relacionamentos, problemas pessoais, trabalhos em grupo, etc. Suas vivências e superações dizem muito sobre você. Fleury, afirma: “Todos nós possuímos habilidades e desenvolvemos competências, independentemente da vida profissional”. Quer saber mais? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube!