Escrever bem é uma habilidade fundamental dentro e fora do ambiente de trabalho. Quando desejamos passar uma ideia, é essencial sabermos nos comunicar corretamente, caso contrário, o leitor é capaz de compreender a mensagem de outra forma. Para diversos trabalhadores, a escrita faz parte do dia a dia e um erro pode levar à demissão ou algo ainda mais grave.
Infelizmente, alguns estudantes ainda não consideram necessário o aprendizado correto do dialeto e a importância de uma produção clara e assertiva. Na maioria dos trabalhos no mundo corporativo é imprescindível uma comunicação de qualidade. Isso se dá, principalmente, pela forma como nos expressamos on-line. Em um e-mail formal, por exemplo, não é ideal escrevermos gírias ou palavras com erros de ortografia ou gramática.
Impacto no ambiente de trabalho
Tanto na vida pessoal, quanto na ocupacional, a transmissão de uma ideia de forma adequada indica preparo, seriedade, dá credibilidade a quem escreve, evita mal entendidos, ambiguidades e garante o interesse de quem lê. Dessa forma, ambos os lados serão beneficiados.
Agora, buscando te ajudar na missão de melhorar a sua escrita, trouxemos dez dicas para você se tornar um expert na língua portuguesa e nos textos:
1 - Leia muito: se você ainda não possui o hábito, tente inseri-lo aos poucos na sua rotina. Ele vai te fazer enxergar novas possibilidades e dominar ainda mais o idioma. No Minuto Carreira: a importância da leitura para a vida profissional, te ensinamos a como desenvolver esse costume.
2 - Pratique: isso é fundamental! Inicialmente, seus textos não serão totalmente do seu agrado, mas está tudo bem! Tornando isso parte do seu dia a dia, aos poucos você começará a compreender a sua escrita e a forma como ela melhor funciona.
3 - Pesquise: ninguém nasce sabendo tudo e, com a Internet, hoje em dia é bem mais fácil acessarmos as informações. Deixe sempre uma aba do seu navegador aberta e vá conferindo suas dúvidas em dicionários e sites confiáveis.
4 - Peça ajuda e opinião: nesse momento inicial a voz e auxílio dos seus amigos, familiares ou até colegas de empresa pode ser útil e benéfica. Pergunte se eles podem corrigir e aceite as críticas.
5 - Tenha paciência e constância: você não vai se tornar um ótimo escritor da noite para o dia, é um processo longo. Valorize as suas conquistas no percurso.
6 - Busque ser objetivo: pessoas prolixas são extremamente cansativas, evite soar repetitivo demais e procure sempre manter a linguagem clara.
7 - Errar é normal: o português mudou muito ao longo dos anos e o conceito de “certo” ou “errado" também foi se modificando. Cometer erros é completamente normal e não te torna burro. Se errou, vá atrás de conhecimento e fuja de repetições.
8 - Ninguém nasce sabendo: se é talento ou não, o assunto rende discussões, mas o consenso é: é uma habilidade desenvolvida ao longo da vida. Entenda isso e não compare seu tempo com o do outro.
9 - Escreva sobre os seus assuntos favoritos: é muito mais fácil realizar uma atividade quando ela nos dá prazer, por isso, comece por temas interessantes para você.
10 - Estude: comece com videoaulas, textos didáticos ou até mesmo um professor para te ajudar nessa experiência. Isso é essencial para o nosso aprendizado.
Caminho para a perfeição
Sandro Bier, escritor e editor do canal Café com Escritor, declarou: “sempre digo para quem me pergunta sobre a existência de dois caminhos: o primeiro deles é a leitura (...) O segundo ponto é a prática. O ditado já diz: “a prática leva a perfeição”. Nesse caso, é você se manter aprendendo continuamente. Não é saber tudo, você sempre terá dicionário e livros de referência para consulta, não é necessário decorar. Então, com esses dois elementos, você pode desenvolver a capacidade e isso vai alavancar a sua vida.
Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação. Aproveite e concorra às melhores vagas!