Ultimamente, nas redes sociais, um dos assuntos mais comentados é a meritocracia, um modelo de hierarquia e premiação baseado na capacidade individual. Uns afirmam ser a chave para o sucesso das empresas e até mesmo de um país. Outros, já vão pelo lado pessimista e não acreditam na adoção desse sistema. Nesta matéria, explicamos a vantagem desse tipo de gestão!
O sucesso de uma organização depende de diversos fatores, sendo envolvimento e entrega de bons resultados alguns dos principais. “Por isso, descobrir a melhor maneira de desenvolver, estimular e valorizar o time é um grande desafio, pois cada profissional possui suas próprias experiências e motivações”, explica Rogério Tosaki, CFO da Siscom.
Em momentos de crise, esse obstáculo se torna ainda maior, porque o clima desfavorável está introduzido na rotina da companhia. “Nesse cenário, a gestão orientada à meritocracia se apresenta como uma das formas mais eficientes de potencializar e valorizar os colaboradores, permitindo seu crescimento”, pontua o especialista. Para ele, a oferta de novas experiências é fundamental para o aprendizado e o amadurecimento. As iniciativas baseadas no mérito consistem em motivar a evolução dos funcionários, por meio de desafios factíveis e da recompensa com gratificações, prêmios e promoções para quem alcança as metas.
Os colaboradores precisam saber exatamente quais passos são necessários para atingir seus bônus e quais as regras da campanha. A comunicação precisa ser clara, objetiva e tudo deve estar bem alinhado com todos os envolvidos, para evitar frustrações. Se o programa envolver possíveis promoções de cargo, é importante esclarecer quais competências são exigidas e como será essa avaliação.
Certamente, essas campanhas devem ser planejadas de acordo com o perfil de cada empresa e mercado de atuação. “Deve-se avaliar qual a melhor maneira de apoiar a superação de seus integrantes e criar um programa de reconhecimento, retenção e recompensa de quem faz a diferença nos negócios, garantindo assim os resultados e o crescimento constante da organização”, assegura Tosaki.
Segundo Luciana Machado, responsável pelo RH na Transvip, no Rio de Janeiro, “sem dúvidas, a valorização profissional é o segredo para obter resultados efetivos”. Portanto, pense em como adequar esse modelo ao seu empreendimento e veja a produtividade ir lá no alto!
Leia mais: