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5 orientações para se tornar um líder 

Notícia | 26/01/2018

Cláudia Giannoni

Em mercados competitivos, são muitos os pontos para a obtenção do sucesso e, para esses aspectos ficarem alinhados ao objetivo do negócio, a presença do gestor é fundamental. Porém, quem realmente é essa figura? Como se desenvolver para ocupar esse cargo? Veja em nossa matéria.
 
Em uma capacitação sobre liderança realizada pela Febrafar - Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias, o coach Gilberto de Sousa apresentou a seguinte reflexão: “líder é aquele, cujos demais elementos de um sistema (família, empresa, associação etc.) escolhem seguir. Boa parte do sucesso do grupo depende de sua psicologia, ou seja, de sua condição e preparo para conduzir outros para o topo”.

Hoje, muitos se apressam em querer exercer imediatamente uma posição mais alta e, nesse momento, já ocorre um primeiro erro: um superior não é imposto, ele conquista seu espaço junto aos liderados. Por isso, no mercado, existem muitos chefes e poucos líderes. Outra falha muito comum é manter a famosa política da boa vizinhança. Na realidade, estar à frente de um grupo, muitas vezes, significa ser contestado em suas decisões, mas saber o rumo a ser tomado para chegar aos objetivos finais.

Paulo Roberto O. da Costa é diretor-geral da Farmarcas e aprendeu na prática como a capacitação é sempre o melhor caminho para ser bem-sucedido na arte de gerir equipes. “Cursos, treinamentos, workshops e a troca de experiências com outros profissionais do ramo são essenciais para a construção de um novo profissional, capaz de coordenar um time e caminhar para a evolução”, comenta.

Pensando nisso, veja algumas dicas para traçar esse percurso:

Paixão: ao realizar suas ações com prazer, os colaboradores acreditarão no projeto. Se isso não ocorre, não haverá inspiração e entusiasmo;

Não pense apenas na popularidade: muitos funcionários podem confundir os papéis de amizade e chefia. Na verdade, você deve ser um guia, mostrando os caminhos certos a serem seguidos;
    
Sinceridade e ética: seja confiável. Demonstre maturidade, com base em experiências passadas e teóricas, pois a busca pela melhoria e reciclagem deve ser contínua;

Busque aprimoramento: ninguém sabe tudo e todos possuem muito a aprender. Por isso, saiba ouvir e tenha uma troca saudável de ideias;

Autoconhecimento e autocontrole: saiba os próprios limites e a hora de se retirar para não prejudicar um projeto. É fundamental estar pronto para mudar de rota sem perder o foco, conduzindo sua equipe nas mudanças do mercado;

“Ao olhar para a sua empresa por meio de um novo filtro, você descobrirá quais pontos devem ser resolvidos primeiro e sequenciar uma abordagem para maximizar o sucesso”, afirma a Febracis – Coaching Integral Sistêmico, instituição no Rio de Janeiro, a qual, entre outros serviços, também oferece o curso “Gestão e Liderança “.

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