Você já tentou de tudo e, ainda assim, sua equipe não se mantém motivada por muito tempo? Fique calmo, separamos alguns conselhos feitos sob medida para auxiliar o problema. Leia com atenção e consiga o entusiasmo necessário para aumentar os resultados.
Quanto mais animadas os colaboradores estão, mais bem-feito o trabalho é realizado. Isso ocorre porque as pessoas também precisam de combustível para desempenhar suas funções. Ter metas e objetivos fixos auxiliam nesse processo, porém apenas isso não basta. O portal Sebrae PR publicou uma lista com dez dicas para estimular o time no ambiente de trabalho. Veja quais são:
1- Seja mais humano: enxergue sua equipe de uma forma holística, valorizando seus pontos fracos e fortes.
2- Reconheça: diga sempre o quanto sua equipe é importante para você e para a empresa. Vibre com as conquistas e participe das realizações.
3- Feedbacks positivos: o objetivo dessa devolutiva é ser construtivo, por isso evite as críticas pouco proveitosas e, simplesmente, dê opiniões sinceras, visando o crescimento.
4- Dê incentivos: se possível, surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo pouco esperado por eles.
5- Desenvolvimento pessoal e profissional: invista em programas de treinamento, como gerenciamento do tempo, do estresse, relacionamento familiar, qualidade de vida etc.
6- Disponibilize recursos: ofereça as melhores condições para o funcionário desenvolver seu trabalho.
7- Assistência frequente: somente estando próximo, você entenderá o porquê das coisas não estarem acontecendo e, ainda, quais são as reais necessidades dos clientes, as quais muitas vezes não são entendidas ou compreendidas por quem não vivencia o dia a dia do trabalho.
8- Gere e conquiste a confiança: cumpra com a sua palavra, seja transparente, não ofereça algo impossível de acontecer.
9- Proponha metas reais: trace objetivos alcançáveis, capazes de incentivar a evolução de cada um.
10- Forme um time fiel: desenvolva um grupo campeão, com as pessoas certas para enfrentar uma crise ao seu lado e da empresa.
Beatriz Balena, Pró-reitora de Pós-Graduação de `Pesquisa e Extensão' da UVA – Universidade Veiga Almeida ainda dá mais um conselho. “Realize cursos paralelos, como de gestão, liderança de pessoas e organização de projetos, pois isso certamente auxiliará em seu sucesso”, recomenda.
Lembre-se: liderar pessoas significa descobrir as ferramentas necessárias para explorar o máximo do potencial de cada um, alcançando e mantendo o seu talento. Boa gestão!
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