ajudando-a-prevenir

Ajudando a prevenir

Notícia | 12/03/2012

Você aprecia a natureza, gosta de números e não se importa em ficar perto de água, muita água? Quem sabe essa não é a carreira certa para você! Aprenda um pouco mais nesta matéria sobre a profissão de Engenheiro Sanitário.

O curso dura cinco anos, sendo os dois primeiros voltados para a engenharia. Depois, surgem matérias mais específicas como hidrologia, controle de poluição, topografia e resíduos sólidos urbanos.

Para sabermos um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos o estudante Guilherme Bizarro Fraga, de 28 anos. Ele nos mostra uma nova tendência do mercado: a segunda graduação. “Eu já sou formado em biologia desde 2005 e trabalho no setor com Consultoria Ambiental. Vi a necessidade por meio do mercado de também fazer Engenharia Sanitária. Foi uma ótima escolha: dispensei 12 matérias!”.

Os formados na área cuidam basicamente de recursos hidráulicos. Eles pesquisam uma área, elaboram um plano de ação e acompanham sua execução, em projetos de saneamento básico e obras sanitárias. Outros pontos como sistema de tratamento de água, esgoto e drenagem também são de sua responsabilidade.

O trabalho é muito importante na área social, pois ajuda a prevenir doenças e diminuir os danos ambientais. “O mais prazeroso é ver um programa dando certo! O mais difícil é a concorrência de mercado. Recém-formados estão dimunuindo muito o piso salarial, pois não tem noção ainda do valor real”, comenta Fraga.

A maior oferta de vagas está no setor público, devido à obrigatoriedade desses órgãos em cuidar do bem estar da população no abastecimento de água potável e saneamento básico. As empresas privadas, aumentando sua atenção com o meio ambiente, também estão de olho nesses profissionais. O terceiro setor (ONGs) é mais uma boa opção.

Fraga finaliza com uma dica para quem se interessou pelo curso. “É preciso saber enfrentar problemas sozinhos, sem o apoio de outras pessoas, e ter muita força de vontade, é claro!”

Identificou-se? Faça uma busca na Internet para saber o local mais próximo de sua residência. Infelizmente, ele não é oferecido em muitas faculdades. Boa sorte em sua carreira e conte sempre com as dicas do Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.