Dentre as tantas opções de engenharias disponíveis, uma em especial está se destacando: a de energia. Conheça um pouco mais sobre essa área, tire suas dúvidas e sinta-se à vontade para tomar uma das decisões mais difíceis de sua vida.
Esse é um curso bem amplo, com duração de cinco anos e engloba em sua grade curricular temas como eletricidade, combustíveis, potenciais hidráulicos, energia solar, térmica, nuclear, eólica entre outros. “Tem muito cálculo e física, porém é um estudo capaz de expandir a sua visão”, explica a engenheira recém-formada Juliana Alves, cadastrada no site do Nube.
Para ela, você não se torna um especialista, pelo contrário, conhece os processos de maneira geral e assim consegue se capacitar para ser um gestor no ramo. “É nítido o foco do aprendizado em formas alternativas, como por exemplo biomassa, sem, no entanto, desconsiderar a importância das fontes tradicionais. São desenvolvidas também questões éticas, políticas, econômicas, sociais e ambientais”, ressalta.
De acordo com dados do Inep/MEC 2012, se matriculam por ano 92.539 estudantes, mas apenas 8.239 se tornam engenheiros de energia. Dentre as melhores universidades, estão a PUC Minas, em BH e a Unipampa, em Novo Hamburgo, segundo o Guia do Estudante.
Por ser uma modalidade nova, cabe aos profissionais encontrarem meios mais inteligentes de suprir a grande demanda. O país tem potencial de crescimento tanto para o setor hidrelétrico, quanto para o campo de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção de forças alternativas. O salário inicial, de acordo com a Crea-SP, gira em torno de R$ 4.068,00, por 6 horas diárias.
O perfil ideal para quem almeja a carreira exige dinamismo, proatividade e capacidade de integrar conhecimentos diversos. E se resta alguma dúvida, Juliana incentiva: “Experimente! O aprendizado é excelente. Você não vai se arrepender!”.
E aí, gostou das dicas? Conte com o Nube em sua trajetória profissional e boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.