Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-atividade-de-profissionais-mais-velhos-no-mercado

A atividade de profissionais mais velhos no mercado  

Notícia | 03/09/2024

Carolina Amaral

Apesar da tendência de expansão da Geração Z no meio corporativo, esse espaço não é exclusivamente dominado pelos mais novos. A sociedade conta com a presença considerável de sujeitos mais velhos, se comparada com décadas atrás e o envelhecimento da população é uma realidade inegável. Dessa maneira, deixar de incluir todos os grupos como parte ativa da economia apenas fortalece ideais etaristas e perde-se bons colaboradores. Entenda mais sobre as oportunidades desenvolvidas com essa comunidade e as possibilidades de se contar com eles!

 

O contexto brasileiro em números

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil cresce substancialmente. A estimativa é de, até 2030, o país ter mais pessoas nessa classe, se comparado a crianças e adolescentes. Já de acordo com o Censo Demográfico 2022, a nação possui mais de 32 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais, representando cerca de 15,6% da população total. Isso comprova um aumento significativo em relação a 2010, quando a parte idosa era de 20,5 milhões (10,8%). De fato, esse público altamana, cada vez mais, em um ritmo acelerado pois, em 12 anos, a quantidade subiu para 57,4%.

O número de trabalhadores com mais de 50 anos subiu 110,6% no Brasil em 15 anos. Em 2006, 4,4 milhões de pessoas nesta faixa etária estavam no mercado de trabalho e, em 2021, o número passou para 9,3 milhões, de acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ainda segundo o levantamento, enquanto o estoque de empregos geral no período subiu 38,6%, houve uma elevação quase três vezes maior para quem tem mais de 50 anos. Em 2006, eles ocupavam 12,6% das vagas e, em 2021, 19,1%. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reportou uma expectativa de vida atual de 73,3 anos. Ou seja, os cidadãos estão ficando mais idosos e ativos por mais tempo. “Esses indivíduos já passaram por grandes transformações sociais e tecnológicas ao longo da vida. Por essa razão estão mais preparados para os desafios. A chamada geração baby boomer foi responsável por grandes revoluções mundiais como a disseminação do conceito de juventude, o movimento hippie, a revolução sexual, o feminismo, a pílula anticoncepcional, entre outras. Hoje, eles estão redefinindo a longevidade e participando ativamente da sociedade, trabalhando e estudando”, comenta Fernando Potsch, CEO da Seniortech Ventures  

 

O aprendizado em tecnologia inserido ao processo

Tendo em vista esse contexto, a inclusão digital tenta acompanhar o ritmo. Consoante pesquisa da TI Inside, de 2022, 85% desse recorte acessa a Internet todos os dias da semana, demonstrando um alto nível de conectividade. No geral, o envolvimento deles no meio virtual proporciona acesso à informações e serviços, facilita a comunicação e contribui para uma atuação eficiente. “A tecnologia pode ser um importante aliado na promoção do envelhecimento ativo, permitindo se manterem socialmente integrados e mentalmente estimulados”, afirma Danilo Suassuna, doutor em psicologia e diretor do Instituto Suassuna.

É comum uma presunção do pessoal mais antigo ser desatualizado sobre as inovações, menos integrados à digitalização. Todavia, essa é uma ideia equivocada. Segundo o módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o percentual de indivíduos com 60 anos ou mais navegando na web subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022. “A chegada das redes sociais mais imersivas facilitará a comunicação não apenas entre os mais jovens, mas também com os experientes, oferecendo novas oportunidades de interação e conexão on-line”, afirma Potsch.

Nesse sentido, há, inclusive, muitos seniores atuando diretamente com Inteligência Artificial e programação. “A transição tecnológica pela qual estamos passando impacta a todos. Por isso, nenhuma geração deve ser excluída desse processo. Não existem ‘nativos digitais’ quando se trata de IA. Logo,  todos têm potencial para contribuir, desde havendo oportunidades disponíveis”, pontua o executivo. Essa galera é, inclusive, muito aproveitada quando se trata do conceito ESG, sendo bem quistos quando se leva em conta o olhar cuidadoso destinado à diversidade e inclusão, além da vasta experiência de carreira.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete