Com a importância constante direcionada a experiência do cliente e a popularização de conceitos como o Customer Experience (CX), o marketing digital passou por mudanças. Dessa forma, as empresas buscam, constantemente, pela fidelização, indo além de apenas atrair, mas cativar e reter ao ponto de torná-los frequentes na marca. Todavia, esse desejo vem forte em uma época de ambiente digital cada vez mais saturado. Por essa razão, estratégias bem direcionadas tornam-se cruciais. Saiba mais sobre o assunto e como implementá-lo.
Tendências em expansão
O marketing atualmente tem de lidar com uma realidade de contínua alteração social. Seja na maneira de pensar, agir ou sentir, a população tem estado inconstante e a comunicação precisa desvendar essas mudanças para alcançar o alvo de maneira assertiva. Uma forma inteligente de fazer isso é traçando tendências futuras para uma melhor tomada de decisões e, para os próximos anos, a certeza é da tecnologia ganhar um destaque progressivo. Logo, Rogério Passos, CEO da Agência Link3, listou cinco temas de impacto para se investir:
- Data marketing: um bom profissional precisa ser analítico, saber avaliar e traduzir os conhecimentos obtidos com os números;
- Vivência do comprador: o foco deve ser no oferecimento de uma experiência positiva em relação ao produto ou serviço. É essencial apostar em especialistas capacitados em UX (Experiência do Usuário), desvendando as interações do usuário com a marca. “Considerando a transformação virtual pela qual as empresas estão passando nos últimos tempos, o conceito foi bastante aplicado nas soluções digitais, como uso de sites, aplicativos móveis, entre outras”, comenta Passos;
- Nano influenciadores: o universo tech possibilita novas formas de interagir e alcançar o grupo em foco. Entre essas estratégias, os influencers ganham a atenção das organizações: pessoas com o acompanhamento de determinado ciclo na Internet. “A importância dos nano está no fato de possuírem um conjunto pequeno, mas altamente engajado. Sendo assim, contratar um deles pode ajudar a divulgar para pessoas muito apaixonadas por um determinado assunto”, explica;
- TikTok For Business: a rápida expansão do app e o surgimento da necessidade de produzir vídeos rápidos criou essa nova demanda. A plataforma tem grande poder de influência, podendo ser inteligente, seja produzindo conteúdos orgânicos ou anúncios patrocinados;
- Marketing Interativo: a humanização ganhou voz e veio para ficar. Por meio do marketing interativo é possível colher valiosos insights, estreitar relacionamentos e aumentar os resultados de vendas. “Isso traz diferenciação perante os concorrentes e é uma ótima maneira para elevar o engajamento”, pontua o CEO.
O papel dos dados no aprofundamento da persona
Antes de tudo, quando se trata de publicidade, é preciso ter em mente a importância de se destinar o foco no consumidor e mirar a abordagem nele. Dessa forma, o primeiro passo é descobrir o público alvo e entender seu comportamento. “A coleta inteligente de dados, por meio de ferramentas analíticas avançadas, permite às empresas obterem informações valiosas sobre as preferências, hábitos de compra e interações on-line”, revela Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing.
Nesse sentido, preocupações com a coleta e cuidado com esses elementos se tornam imprescindíveis. Para isso, o alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é indispensável. “Empresas estão buscando maneiras para equilibrar a personalização desejada com a responsabilidade na gestão. A implementação de práticas robustas de segurança e o respeito à privacidade tornam-se fundamentais nesse cenário”, pontua Torres.
“Esse processo não é uma atividade pontual, mas sim um ciclo contínuo. Negócios bem-sucedidos monitoram constantemente o desempenho de suas campanhas, ajustando-as conforme necessário. A agilidade na adaptação é fundamental para o sucesso a longo prazo”, garante o empreendedor. No geral, tendo em vista a alta concorrência, o melhor direcionamento é priorizar o interessado. “É possível criar projetos integrados para aproximar e manter, construindo relações duradouras”, sugere.
A tecnologia em cena
Nesse viés, a automação de processos se tornou praticamente obrigatória para entidades com o sonho de se desenvolverem e prosperarem no atual contexto de inovação. “Desde o envio de e-mails personalizados até o gerenciamento de campanhas, isso permite uma otimização de recursos e alcance de uma escala inviável da maneira tradicional”, relata.
Assim, a Inteligência Artificial entra em cena na personalização da jornada. “As companhias podem oferecer recomendações e interações relevantes. No entanto, não se limita apenas a enviar mensagens com o nome, significa ajustar conteúdos, ofertas e oportunidades de acordo com as interações imediatas, proporcionando uma sensação de atendimento exclusivo”, declara o profissional. Ainda seguindo essa vertente, é crucial integrar boas táticas em vários canais, visando alcançar melhores resultados. Isso inclui redes sociais, websites, aplicativos e mídia convencional como TV e rádio.
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