No mundo de hoje, cometer erros na Internet pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma corporação. Nessa busca por resultados, é essencial prestar atenção nas falhas mais comuns sobre visibilidade da marca para não cair nos mesmo desafios. Logo, atualizar os estagiários e aprendizes sobre esse tema é uma excelente ideia. Faça isso já!
A alta no empreendedorismo exige maior conhecimento digital
De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, 67% da população está envolvida com o empreendedorismo, alguns já possuem sua empresa e outros planejam investir nisso nos próximos três anos. Conforme o Mapa de Empresas do MDIC, em 2023 o país teve 1,3 milhão de firmas abertas no primeiro quadrimestre.
Contudo, na era das redes sociais, é quase impossível se manter sem estar presente nas plataformas. Nesse cenário, não é apenas ter um perfil, mas entender como se desenvolver virtualmente, investir em design atrativo, criar estratégias e muito mais. Logo, para não flopar ou sofrer cancelamento, conhecer os principais erros cometidos é uma boa opção. Dentre eles, não construir autoridade no campo e nem ter uma oferta clara são prejudiciais, assim como a falta do tráfego pago, adaptação às alterações do mercado ou ter apenas um canal de captação. “É importante contextualizar como marketing e vendas são áreas essencialmente humanas e acompanham o comportamento das pessoas”, explica Cristovão Wanderley, especialista em Tecnologia e Dados e sócio-diretor da Stratlab.
Marketing e publicidade
Muitos não sabem, mas marketing e publicidade não são a mesma coisa. “É comum confundir essas duas disciplinas, principalmente entre pessoas de áreas com pouco contato ligado à comunicação. O primeiro é responsável pelo planejamento estratégico global, sendo o guarda-chuva de uma série de ações, enquanto o segundo é uma ferramenta específica dentro desse contexto, focada na criação de peças e mensagens impactantes com o intuito de expressar e promover”, explica o consultor de marketing e palestrante, Gabriel Pianaro.
Nesse contexto, existem jeitos de se equivocar, envolvendo: ignorar o público-alvo; falta de consistência na comunicação; ausência de estratégia de conteúdo e de adaptação às mudanças; não medir os frutos, investir em branding e posicionamento; ou ouvir o feedback de quem fez parte da história; excesso de autopromoção; e inexistência on-line.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
O Nube te ajuda a montar um time de sucesso!