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Marketing digital: tendências para 2023 

Notícia | 27/12/2022

Laura Pereira

Com o fim de ano se aproximando, profissionais do mundo todo se atentam para os desafios de um novo ciclo. Assim, estagiários, aprendizes e efetivos atualizam suas competências para iniciarem com o pé direito. Nesse sentido, entender as tendências do mercado é imprescindível para continuar ativo. Para 2023, o marketing digital se mostra em foco, com poderosas estratégias para angariar visibilidade. Para ficar por dentro, continue nesta matéria! 

Infográfico de tópicos com o título: conheça algumas tendências de marketing para 2023

Como será o marketing digital em 2023? Fique por dentro! 

Consoante a Rogério Passos, CEO (Chief Executive Officer) da Agência Link3 e formado em publicidade e propaganda, é complexo falar do futuro. “Contudo, é possível traçar cenários para o próximo ano, fazendo as empresas terem decisões mais assertivas em relação ao tema”, afirma. 

Com a pandemia, a transformação virtual foi evidente e é inegável como percebemos diversas inovações nesse sentido. Dessa forma, é crucial estar preparado e atualizado para crescer e prosperar. Pensando nisso, Passos separou algumas tendências, confira: 

1) Data marketing

Atualmente, toda tática é embasada e mensurada. “Hoje, não se faz mais marketing sem análise de números, um bom profissional precisa ser analítico”, comenta. Por isso, é fundamental entender matemática para tomar uma boa decisão baseada nos acertos e erros. Segundo o especialista, para 2023, se espera um aumento de 75% na quantidade de fontes de dados. 

2) Experiência do cliente:

Com as novas tecnologias surgindo a cada instante e com marketing 4.0 ganhando espaço, sem contar na expansão do metaverso, grandes companhias devem ficar atentas. “É importante pensar em táticas para o cliente ter uma experiência positiva em relação ao produto ou serviço”, pontua Passos. Assim, aposte em trabalhadores capacitados em UX (Experiência do Usuário), para garantir interações efetivas, com engajamento. 

Entenda mais aqui: um olhar para a experiência do cliente

3) Influenciadores digitais:

Com o isolamento social, se comunicar pela Internet passou a ser a solução para manter as relações ativas. Assim, os influenciadores digitais ganharam palco e souberam utilizar as aplicações on-line para angariar atenção e, consequentemente, visibilidade. Assim, aqueles indivíduos com um nicho determinado, com uma persona já consolidada e interessada, ao ponto de compartilhar diariamente os conteúdos, se tornaram ferramentas de sucesso das marcas. 

“A importância dos nano influencers está no fato de terem um público pequeno, mas altamente engajado. Sendo assim, contratar um deles pode ajudar a divulgar os produtos para pessoas muito apaixonadas por um determinado assunto”, aconselha o CEO (Chief Executive Officer) da Agência Link3. Compreenda se é o momento certo de investir nisso: quando uma parceria soma em sua marca ou divulgação? 

4) TikTok For Business

Segundo pesquisa do DataReportal, o TikTok se consolidou de vez no Brasil, com aproximadamente 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022. O canal ultrapassou a marca de mais de um bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo. “Assim como outras grandes redes sociais, o TikTok também conta com a sua própria plataforma de anúncios pagos, o TikTok Ads, também conhecido como TikTok for Business”, explica o publicitário. 

Assim, sua rápida expansão e o surgimento dessa nova necessidade de produzir vídeos rápidos criou uma demanda para o marketing. Além de um sistema para curtas, o meio tem um grande poder de influência na decisão de compra dos internautas. “Pode ser extremamente estratégico para uma marca estar presente, seja produzindo conteúdos orgânicos ou investindo em anúncios patrocinados”, complementa. 

5) Marketing Interativo: 

Os novos consumidores tendem a preferir corporações humanizadas, das quais eles não se sintam tratados como meros números em uma planilha, mas sim de forma personalizada. “Por meio do marketing interativo, é possível colher valiosos insights de seus parceiros, estreitar o relacionamento com eles e aumentar os resultados de vendas”, destaca Passos.

Esse método pode ser aplicado por meio de enquetes, por exemplo. Isso traz diferenciação perante os concorrentes e é uma ótima maneira de aumentar o engajamento, enquanto paralelamente cria uma experiência qualificada embasado em informações reais. Curtiu a ideia? Então, explore o marketing a seu favor!

Estratégia crescente: e-mail marketing se consolida como tendência para 2023

Ainda falando sobre experiência do consumidor, gradativamente mais esse conceito se mostra essencial para os negócios de sucesso. Em 2020, um levantamento publicado pela Ledge View Partners apontou: 58% dos respondentes já tinham deixado de comprar em um estabelecimento porque teve uma vivência negativa. 

Para corroborar, uma pesquisa da Kissmetrics, mostrou: 26% dos usuários postam comentários desfavoráveis em suas redes sociais, como o Twitter ou Facebook, depois de um atendimento ruim. Isso porque um suporte deficiente ocasiona a troca de marca por uma concorrente, conforme dados da Accenture há 66% de chance disso acontecer. 

Contudo, a evolução das ferramentas on-line melhorou esse quesito. “O cuidado crescente com o uso e o tratamento dos dados e o anseio por mercadorias personalizadas demandou um olhar diferenciado às estratégias de Customer Experience (CX)”, analisa Fernanda Grolla, vice-presidente de CX da NEO. 

“O e-mail marketing, há tempos negligenciado, ganhou uma sobrevida interessante, se consolidando como um recurso essencial de comunicação e relacionamtno”, pontua Fernanda. Isso porque é uma maneira rápida e direta de falar com alguém, chegando em sua caixa de entrada e com informações relevantes, redigidas de forma sintética para permitir uma interpretação descomplicada. Esse método se popularizou por ser uma forma efetiva de angariar visualização. 

Segundo a especialista, quando comparado com outras aplicações, o envio por endereço eletrônico se destaca por sua versatilidade. “Com baixo custo e facilidade de implantação, é baseado em automação, e isso, por si só, já demonstra o quão disruptiva a ação de CX pode ser”, comenta. 

É claro, atrair olhares com conteúdo de valor é a principal meta daquelas companhias com vontade de crescer. Afinal, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% também expande os lucros em até 95%, conforme a Bain & Company. 

Para aprofundar nesse assunto, veja: descomplicando o marketing digital! 

Por fim, o Nube é seu aliado para você ficar por dentro das tendências do mercado e não perder nenhuma novidade. Continue acompanhando o nosso blog e conheça as redes socais para ter acesso à inúmeras dicas de experts de diferentes ramos. Conte conosco para alcançar o sucesso!

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