Nos dias 10 e 11 de novembro, aconteceu, em Goiânia (GO), o GoianaRH. O maior evento do estado teve o intuito de debater sobre o futuro do ser humano e, para isso, contou com a participação de palestrantes renomados mundialmente. Na 21ª edição do encontro, o recorde de público foi batido e, no Centro de Convenções lotado, os convidados abordaram o presente das relações interpessoais, com exemplos práticos de como as “pessoas do amanhã” têm se destacado no mercado.
Logo, foi uma grande oportunidade para empresas e profissionais serem vistos. Afinal, todos poderiam acompanhar a transmissão on-line. Essa conversa deixou claro como o futuro não precisa ser frio e robótico. Ele pode ser coletivo e criativo. Pela extrema relevância do tema, o Nube - Estagiários e Aprendizes marcou presença como patrocinador e apoiou a iniciativa.
A importância desse debate
Com o passar do tempo, a tecnologia representa um papel cada vez mais forte nas organizações. No entanto, os colaboradores não devem se preocupar em serem substituídos, mas em se atualizar e dominar as novas ferramentas. Em um universo ainda em construção, quem tiver mais conhecimento se destacará. Dessa forma, reunir grandes executivos para uma troca saudável é um diferencial para a sociedade.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE, 80% das organizações duram menos de uma década e o tempo médio é de 14 anos. “O papel do RH é compreender a pauta estratégica do local, não só em relação a metas ou cultura, mas entender a direção do negócio. Quais os primeiros passos para o setor construir a perenidade da instituição? Esse deve ser o foco”, comentou a diretora da ABRH-GO, Lorranny Sousa.
Recentemente, algumas modernidades ganharam relevância, como Inteligência Artificial, digitalização de documentos, robôs de atendimento, soluções de home office, entre outros. Contudo, elas serão aproveitadas para otimizar o exercício dos indivíduos e aumentar a produtividade deles. Afinal, com esse auxílio, podem dedicar seu tempo e energia em demandas de maior exigência intelectual e criativa.
O co-fundador da Gria, Renato Barbosa, afirmou: “o telefone, a televisão, o jornal, tudo mudou. A inovação nunca foi tão barata como agora. Temas como minorias e ESG (Environmental, Social and Governance) estão em alta. Sendo assim, a população também se transformou. Talvez, olhando para os últimos cinco anos, cada um de nós teve várias vidas diferentes no período”.
Nesse sentido, o ator, apresentador e diretor, Miguel Falabella, ressaltou a importância de entender isso e confiar em si mesmo. “O autoconhecimento é fundamental, mas não pode te limitar. As nossas fronteiras são elásticas. Somos capazes de aprender novos conteúdos e acumular sabedoria. Isso depende apenas de nós. Poesia, comunicabilidade, disciplina, adaptabilidade, praticidade, agendamento e originalidade são os elementos preciosos atualmente”.
Inclusive, esse último, de acordo com Falabella, é o mais difícil de ser encontrado. “Hoje em dia, na era virtual, todo mundo faz tudo igual. Como alcançamos esse diferencial? Com o humano!”. Ele exemplificou esse assunto relembrando o grande sucesso da personagem Bozena, interpretada por Alessandra Maestrini, em “Toma Lá, Dá Cá”. Na visão do diretor, a grande sacada foi fugir do estereótipo comum nas comédias brasileiras e partir para o caminho oposto. O resultado foi: o país repetindo os bordões de Alessandra e um programa com enorme audiência.
O evento ainda contou com vários participantes especiais, contando suas experiências inovadoras, como a diretora de felicidade da Heineken, Livia Azevedo; o head de total rewards da Unilever, Maurício Baroca; a sócia-diretora da SG Aprendizagem, Flora Alves, entre outros. Logo, foi uma oportunidade de ouro para absorver novas ideias e fazer networking. A ABRH-GO é uma grande incentivadora dessas práticas e, por isso, o Nube está sempre marcando presença e dando seu apoio.
Gostou do conteúdo apresentado? Para saber mais acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!