A valorização da diversidade no ambiente laboral é uma questão cada vez mais relevante e imprescindível. Conforme a sociedade avança, é reconhecida a importância de promover a inclusão de diferentes grupos e perspectivas nas organizações, desde estagiários e aprendizes até a alta cúpula. A variedade de perfis engloba uma ampla gama de aspectos, como gênero, etnia, idade, orientação sexual, origem socioeconômica, deficiências físicas e mentais, entre outros. Afinal, cada indivíduo traz consigo uma bagagem única de experiências, habilidades e conhecimentos. Isso pode contribuir significativamente para a formação de negócios mais eficazes e criativos.
Uma das principais vantagens dessa atitude é a ampliação das ideias. A união de pessoas com origens, culturas e criações distintas resultam em oportunidades para a troca de saberes e o surgimento de soluções inovadoras. Isso estimula o pensamento crítico, pois diferentes visões de mundo impulsionam a busca por abordagens mais abrangentes. Além disso, as organizações demonstram seu compromisso com a igualdade de oportunidades e a valorização da inclusão. Dessa forma, contribui para fortalecer a imagem da empresa, sua reputação e a conexão com os segmentos do mercado.
Para isso, os líderes devem investir em políticas e práticas, como programas de capacitação e mentoria, comitês de igualdade e criar um ambiente seguro e acolhedor para todos. Essa também é uma estratégia inteligente para impulsionar o sucesso. Quando todos têm a chance de utilizar seus talentos, independentemente de suas características pessoais, o potencial humano pode ser plenamente realizado.
Valorizar a diversidade é fundamental para as empresas
As corporações precisam estar atentas às oportunidades de aprimorar seus produtos e serviços, bem como a cultura e o bem-estar dos colaboradores. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture, times diversos são mais produtivos, pois podem se unir para solucionar problemas do cotidiano. Nos dias de hoje, os gestores precisam ir além das competências em administração e execução. Eles devem ficar ligados às novidades tecnológicas e sociais. Assim, eles promovem um senso de pertencimento entre os integrantes.
Um verdadeiro comandante não é mais visto apenas como quem cobra e supervisiona os membros, mas sim como a figura com papel de motivar, inspirar, adaptar-se às situações, orientar e extrair o melhor de cada um. Portanto, qualquer instituição deve preparar seus executivos para abraçar a missão de acolher e valorizar todos os colegas. De acordo com o estudo "Getting to Equal 2019", uma cultura de igualdade é determinante para o crescimento. Nos Estados Unidos, a mentalidade de inovação dos funcionários foi quase cinco vezes maior em locais com essa mentalidade.
Assim, as pessoas deixam de se sentir ignoradas ou excluídas. Isso aumenta a motivação individual e melhora o clima interno. Quando a alta cúpula é capacitada para esse tema, abre-se as portas para perpetuar uma postura melhor. Segundo um estudo realizado pela United Minds, 39% dos líderes e 34% dos trabalhadores entrevistados consideram a diversidade uma perda de tempo e dinheiro. Esses dois grupos são predominantemente compostos por homens brancos.
Crie um clima saudável no seu negócio
O comportamento tóxico no local de trabalho pode acarretar inúmeros problemas. De acordo com levantamento da Harvard Business School, 50% dos profissionais reduziram naturalmente seu engajamento por conta desse aspecto. Além disso, 38% relataram ter intencionalmente diminuído a qualidade de suas tarefas pelo mesmo motivo. Esses dados ressaltam a relevância de cuidar da saúde mental dos membros de um time e como isso pode ter um impacto direto no desempenho.
Segundo o consultor estratégico da NID, Daniel Alves, quando o local não é saudável, é improvável alguém entregar além do mínimo necessário. Considerando esses aspectos, é interessante explorar o assunto e refletir sobre os desdobramentos associados a ele. Alguns perfis podem caracterizar essas atitudes:
Excesso de reclamações: isso desmotiva os demais e prejudica o rendimento coletivo, gerando insatisfação constante.
Procrastinação crônica: quem deixa suas responsabilidades para a última hora e atrasa as entregas causa problemas em cascata, especialmente se outros processos dependem de suas atividades.
Arrogância: em vez de agregar e promover críticas construtivas, a arrogância cria uma competitividade negativa.
Fofocas e intrigas: disseminar fofocas é uma distração desnecessária, podendo gerar conflitos e desentendimentos.
Falta de gentileza: não valorizar o respeito e a amizade ou ter ações grosseiras pode causar problemas.
No entanto, segundo Alves, alguns sinais alertam para essas situações:
Influência negativa ou negligência dos líderes: o alto escalão deve ter uma postura positiva e trabalhar em prol do grupo como um todo. Caso contrário, pode comprometer a produtividade.
Problemas de relacionamento e desentendimentos: isso pode ser causado por vários fatores e diminui a força do negócio.
Falta de engajamento dos profissionais: quando os participantes não se dedicam plenamente ao trabalho.
Alta rotatividade dos colaboradores: a situação fica insustentável a ponto dos indivíduos preferirem abandonar o cargo. Assim, perde-se talentos fundamentais.
Com base em sua vasta experiência, o consultor destaca o valor de contar com um time saudável emocionalmente. Para ele, o passo inicial e mais crucial é identificar a origem das adversidades. Geralmente, trata-se de uma combinação de questões, como liderança despreparada, falta de estrutura ou demandas excessivas. Após isso, é necessário corrigir ou eliminar essas imperfeições. Nesse sentido, o especialista dá algumas dicas:
- Estabeleça e promova um canal de feedback
- Ofereça benefícios relacionados ao bem-estar
- Proporcione treinamento para desenvolvimento
- Apoie ativamente seus colaboradores.
- Promova e incentive a prática de exercícios físicos
- Estimule a interação e a amizade
- Realize eventos como sessões de yoga, alongamento e atividades filantrópicas
- Explore a readequação do trabalho para melhor aproveitar o talento dos colaboradores.
- Crie um ambiente seguro para o erro nos processos de inovação.
- Avalie regularmente os resultados das ações implementadas e aprimore-as conforme necessário.
Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!
Conte sempre conosco!