Quanta atenção sua empresa costuma dar à propagação de uma boa imagem perante o mercado? Reconhecimento é a palavra chave a quem pretende ganhar espaço e evoluir dentro de qualquer contexto. No mundo dos negócios, essa máxima torna-se um fator latente. Ser visto com bons olhos pelo meio é fundamental para quem não quer passar por maus bocados em situações de aperto. Ter a confiança, tanto dos aspirantes, quanto do empresariado, faz da sua corporação uma referência. Logo, caso haja alguma desestabilização no cenário laboral, você será um dos últimos a ser atingido e um dos primeiros a ser consultado. Quer descobrir como se alinhar a esse padrão? Não deixe de se informar abaixo!
Benefícios de uma marca empregadora
Perante um cenário de recuperação pós-pandemia, algumas esferas do mundo dos negócios ainda apresentam-se turbulentas. No entanto, apesar da instabilidade, mais de 4,6 milhões pessoas se demitiram voluntariamente de suas corporações, apenas entre janeiro e agosto do ano passado. Os dados, levantados pela LCA Consultores, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), confirmam um frequente desalinhamento entre funcionário e operário. Segundo o empresário brasileiro, Felipe Calbucci, uma maneira de combater essa má tendência é abraçar o conceito de marca empregadora. “Nós julgamos essencial engajar os colaboradores com a cultura da companhia. Para atingir essa meta, humanizar as relações é um excelente caminho”, pontua
Desenvolver um discurso organizacional adequado mostra-se um passo firme em direção à prosperidade. O fato das adversidades inerentes ao cotidiano organizacional se sobressaírem perante as dificuldades da entrada prevê mudanças. Por isso, estreitar os laços com quem está ao seu redor é fundamental. Sem essa proximidade, qualquer manobra institucional fica fragilizada. “Conectar com pessoas não abertamente convencidas a ingressar na sua organização exige, não apenas aproveitar o momento ideal, mas também uma ótima história”, acrescenta Calbucci. Todavia, os benefícios dessa virada de comportamento não se detém ao universo interno. Existe também um ganho de imagem, pois uma empresa capaz de valorizar sua equipe costuma atrair bons olhares dos consumidores.
Com essa escalada na vitrine, diversos contratempos correntes ao “vai e vem” ocupacional são mitigados. O segredo está em aliar as boas práticas particulares com o posicionamento de marca. A partir desse ajuste, será possível alavancar a atuação. O aumento da quantidade de requerentes inscritos em processos seletivos, a redução do tempo de fechamento de uma vaga, a maior retenção de talentos e aprimoramento no clima institucional são apenas algumas das consequências desse up. “Marcas fortes atraem, engajam e convergem mais. Além disso, costumam vencer o duelo contra o tempo, progredindo. Por isso, o cuidado com a tríade PBR, isso é, People (pessoas), Branding (marca) e Revenue (receita), é chave”, explica a fundadora da ITM, Ana Meneguini.
Priorize a divulgação da marca
A fim de pleitear as regalias de uma referência do setor, não basta ter uma operação funcional. O contato com o cosmos externo urge por atenção e precisa ser desenvolvido constantemente. Ninguém saberá dos seus feitos caso eles nasçam e morram com você. Logo, a arte da divulgação é pedra cantada para alcançar, converter e credibilizar os consumidores. “A marca empregadora precisa saber se divulgar. Destacar os diferenciais da corporação, como cultura, benefícios e eventos em seu site e outros canais, atrai – naturalmente – pessoas de grande potencial. O segredo reside em proporcionar o casamento perfeito entre indivíduo e labuta”, frisa o empresário.
Uma das principais maneiras de conquistar esse espaço almejado é por meio do employer branding. O termo, do inglês, remete à prática de divulgar os diferenciais cotidianos do seu negócio. Ou seja, transforma-se o modo de operação da sua companhia em uma marca, a qual é seguida, almejada e reproduzida. Não há porque esconder do público as inúmeras vantagens de vestir a camisa do seu empreendimento. No dia a dia, é crucial demonstrar itens como igualdade e justeza, além de procedimentos cativantes ao ambiente. Estimular eventos gratificadores, happy hours, entre outros momentos de interação positiva são uma ótima pedida. A regra é deixar claro ao mundo os pontos fortes da sua atuação.
Amplie a divulgação da sua empresa
Traçar e percorrer caminhos são duas esferas distintas. Delimitar uma perspectiva de crescimento é primordial para mobilizar a força de labuta em prol de um objetivo. Já na hora da ação, é preciso estar munido de repertório técnico e teórico a fim de executar o planejamento de maneira programada. Para quem pretende potencializar sua imagem nas redes, seguir algumas metodologias é um pré-requisito. Com isso em mente, o Nube, em parceria com Ana Meneguini, separou algumas orientações para dominar a prática de divulgação de marca nas redes. Veja a lista:
Destrave e humanize a sua linguagem: produzir conteúdo para uma rede profissional pode gerar uma falsa sensação da linguagem informal ser estritamente negativa, mas nem sempre é. Seguir as regras gramaticais é relevante, porém é recomendado substituir os termos difíceis pelos do vocabulário cotidiano.
Tenha um cronograma de postagem: constância é chave para qualquer decisão tomada nas redes. Dessa forma, tanto o algoritmo, quanto suas conexões se acostumam com o material produzido. Por meio da análise dos dias e horários dos posts, é possível identificar e aprimorar o seu desempenho.
Compreenda todos os tipos de feedbacks: comentários negativos não devem ser fatores para desmotivação. É preciso aceitar esse gênero de mensagens e tentar entender como ele pode ser utilizado de forma construtiva. “Retorne para as pessoas! Seus clientes são pessoas capazes de se tornar advogados e embaixadores da sua marca. Não perca a oportunidade. O senso de comunidade é o novo cartão fidelidade”, finaliza Ana.
Gostou das indicações? Então, incremente a cultura do seu negócio, procure compartilha-lá para o mercado e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para ganhar destaque perante o meio, a partir de uma conduta interna, é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.
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