Quanta atenção sua empresa costuma dar à propagação de uma boa imagem perante o mercado? Reconhecimento é a palavra chave a quem pretende ganhar espaço e evoluir dentro de qualquer contexto. No mundo dos negócios, essa máxima torna-se um fator latente. Ser visto com bons olhos pelo meio é fundamental para quem não quer passar por maus bocados em situações de aperto. Ter a confiança, tanto dos aspirantes, quanto do empresariado, faz da sua corporação uma referência. Logo, caso haja alguma desestabilização no cenário laboral, você será um dos últimos a ser atingido e um dos primeiros a ser consultado. Quer descobrir como se alinhar a esse padrão? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Vantagens de uma marca empregadora
Perante um cenário de recuperação pós-pandemia, algumas esferas do mundo dos negócios ainda apresentam-se turbulentas. No entanto, apesar da instabilidade, mais de 4,6 milhões pessoas se demitiram voluntariamente de suas corporações, apenas entre janeiro e agosto do ano passado. Os dados, levantados pela LCA Consultores, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), confirmam um frequente desalinhamento entre funcionário e empregador. Segundo a especialista em gestão de recursos humanos, Camila Couto, uma maneira de combater essa má tendência é abraçar o conceito de marca empregadora. “Trata-se de ter respeito e buscar a compreensão dos colaboradores. Para isso, ter um setor de RH bem estruturado, capaz de acolher a todos é ideal”.
Desenvolver uma cultura organizacional adequada mostra-se um passo firme em direção à prosperidade. O fato das adversidades inerentes ao cotidiano empresarial se sobressaírem perante as dificuldades da entrada prevê mudanças. Por isso, pautar-se de acordo com a novidade é a bola da vez. “Uma instituição renovada tem mais facilidade em atrair os melhores profissionais e reter talentos. Além disso, o ambiente é de maior satisfação interna dos indivíduos. Dessa forma, gera-se mais produtividade e sustentação dos valores ocupacionais”, pontua Camila. Todavia, os benefícios dessa virada de comportamento não se detém ao universo interno. “Existe também um ganho de imagem, pois uma empresa capaz de valorizar sua equipe costuma atrair bons olhares dos consumidores”, complementa.
Com essa escalada na vitrine, diversos contratempos correntes ao “vai e vem” ocupacional são mitigados. O segredo está em aliar as boas práticas particulares com o posicionamento de marca. A partir desse ajuste, será possível alavancar a atuação. O aumento da quantidade de requerentes inscritos em processos seletivos, a redução do tempo de fechamento de uma vaga, a maior retenção de talentos e aprimoramento no clima empresarial são apenas algumas das consequências desse up. “Manter as áreas bem integradas resulta na boa fluidez do trabalho. Para promover esse cenário, as equipes podem solicitar treinamentos e palestras sobre assuntos de sua preferência. O RH, por sua vez, pode trazer diferentes especialistas para falar”, ressalta a especialista.
Importância de uma boa divulgação de marca
A fim de pleitear as regalias de uma referência do setor, não basta ter uma operação funcional. O contato com o cosmos externo urge por atenção e precisa ser desenvolvido constantemente. Ninguém saberá dos seus feitos caso eles nasçam e morram com você. Logo, a arte da divulgação é pedra cantada para alcançar, converter e credibilizar os consumidores. “A marca empregadora precisa saber se divulgar. Um dos pontos de atenção é o respeito aos seus candidatos de vagas abertas. É relevante dar feedback a todos os participantes dos recrutamentos, os quais, aliás, devem ser humanizados” frisa Camila.
Uma das principais maneiras de conquistar esse espaço almejado é por meio do employer branding. O termo, do inglês, remete à prática de divulgar os diferenciais cotidianos do seu negócio. Ou seja, transforma-se o modo de operação da sua companhia em uma marca, a qual é seguida, almejada e reproduzida. Não há porque esconder do público as inúmeras vantagens de vestir a camisa do seu empreendimento. No dia a dia, é crucial demonstrar itens como igualdade e justeza, além de procedimentos cativantes ao ambiente. Estimular eventos gratificadores, happy hours, entre outros momentos de interação positiva são uma ótima pedida. A regra é deixar claro ao mundo os pontos fortes da sua atuação.
Dicas para divulgar sua companhia ao mercado
Traçar e percorrer caminhos são duas esferas distintas. Delimitar uma perspectiva de crescimento é primordial para mobilizar a força de labuta em prol de um objetivo. Já na hora da ação, é preciso estar munido de repertório técnico e teórico a fim de executar o planejamento de maneira programada. Para quem pretende potencializar sua imagem nas redes, seguir algumas metodologias é um pré-requisito. Com isso em mente, o Nube, em parceria com o COO da Gombo, Erih Carneiro, separou algumas orientações para dominar a prática de divulgação de marca nas redes. Veja a lista abaixo:
Destrave e humanize a sua linguagem: produzir conteúdo para uma rede profissional pode gerar uma falsa sensação da linguagem informal ser estritamente negativa, mas nem sempre é. Seguir as regras gramaticais é importante, porém é recomendado substituir os termos difíceis pelos do vocabulário cotidiano.
Tenha um cronograma de postagem: constância é chave para qualquer decisão tomada nas redes. Dessa forma, tanto o algoritmo, quanto suas conexões se acostumam com o material produzido. Por meio da análise dos dias e horários dos posts, é possível identificar e aprimorar o seu desempenho.
Compreenda todos os tipos de feedbacks: comentários negativos não devem ser fatores para desmotivação. É preciso aceitar esse gênero de mensagens e tentar entender como ele pode ser utilizado de forma construtiva. Apoiar-se em equívocos é uma das melhores maneiras de assegurar a evolução.
Não depender somente de algoritmos: acompanhar os temas em alta é relevante, porém, é preciso manter coerência em relação aos demais posicionamentos expressados. Dessa forma, o perfil construído fica sólido e de referência, com a aptidão para crescimento orgânico.
Aborde histórias reais: quanto mais autênticos forem os assuntos, maior a chance de aproximação e identificação. Apresentar teses humanizadas enriquece as interações.
Gostou das indicações? Então, incremente a cultura do seu negócio, procure compartilha-lá para o mercado e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para ganhar destaque perante o meio, a partir de uma conduta interna, é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.
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