Quando se trata da expansão de uma empresa, é preciso observar os fatores responsáveis por promovê-la. Dentre eles, o quadro de colaboradores tem uma influência direta. Nesse sentido, manter um ótimo produto ou serviço só é possível para quem possui uma boa equipe em seu desenvolvimento. No entanto, selecionar os melhores talentos não é simples, como também preservá-los. Assim, um dos fatores responsáveis por conquistar a fidelidade e dedicação dos profissionais é o engajamento, seja para quem está em uma posição de jovem aprendiz, estágio ou efetivo. Então veja, nesta matéria, como gerar propósito no time.
O engajamento vai além das redes sociais, entenda mais sobre o termo
Ao buscar o seu significado, o elemento faz referência a um estado de participação ativa nas ações, comprometimento, empenho e etc. Essa palavra, atualmente, está atrelada aos alcances nas redes sociais e, apesar de parecer um panorama diferente do corporativo, é uma maneira ainda mais simples de visualizar o poder desse quesito. Ao pensar nas mídias, o engajamento é composto pelas curtidas, comentários e compartilhamentos. A partir desses “feedbacks”, o produtor de conteúdo consegue entender se está no caminho certo e alcança ainda mais pessoas. Portanto, fora das telas, o foco nas entregas, atenção às trocas entre líder e liderado, inovação e o levantamento de idéias refletem a satisfação com a companhia.
Os benefícios para as empresas preocupadas com isso são vários
As métricas mostram como o investimento em recursos para aumentar esse aspecto vai além da aplicação de uma tendência. Isso porque as estratégias impactam positivamente no desempenho do nome. Confira:
Redução na taxa de rotatividade: conforme aponta uma pesquisa da Forbes, as empresas com alto engajamento têm uma taxa de rotatividade de funcionários 25% menor quando comparada a outras sem essa preocupação.
Aumento dos níveis de produtividade: de acordo com a Gallup, os colaboradores felizes na posição são 21% mais produtivos.
Expansão dos lucros: com esse recurso, o lucro líquido fica 3,74 vezes maior, diz outra análise feita pela Forbes.
Maiores níveis de criatividade e inovação: quando a equipe mantém essa característica, ela entrega mais criatividade e inovação para as entidades, como coloca mais um levantamento feito pela Gallup.
Afinal, como promover o engajamento nas equipes?
Ao observar a relevância desse tópico, Orlando Ovigli, vice presidente de Digital Solutions da FCamara, deixa, para os empresários, seis maneiras de incluí-lo na cultura organizacional:
- Estimule o Intraempreendedorismo: incentivar o intraempreendedorismo – termo referente ao ato de "empreender" dentro do ambiente de trabalho – é uma oportunidade de fazer os indivíduos contribuírem com a estratégia do negócio e estimular seu "senso de dono". Esse incentivo tem a capacidade de oportunizar melhorias na eficiência operacional do dia a dia, assim como na criação de soluções inovadoras.
Um programa de gestão de ideias dá voz aos componentes da corporação, motiva a parceria, ajuda as pessoas a se expressarem, definirem métricas claras de resultados e, assim, transformar ideias em projetos de impacto com resultados mensuráveis. “Esse tipo de programa, além de proporcionar autonomia e liberdade, gera senso de pertencimento, valorização do colaborador e, por consequência, aumenta a retenção de talentos na organização”, reforça Ovigli.
- Fomente uma cultura voltada à inovação: esse pilar se desenvolve com mais naturalidade em um ambiente fértil para criação e sugestão de propostas. Isso pode incluir: oferecer espaços físicos ou digitais de brainstorming, capacitar colaboradores, incentivar a experimentação e oferecer tempo para a construção de melhorias. “Uma corporação nesse parâmetro dá mais voz e autonomia às suas equipes e a consequência é ter colaboradores mais satisfeitos e realizados. Essa ação se reverte em ainda mais resultados”, diz o executivo.
- Ofereça capacitação em criatividade: aplicar treinamentos sobre esse ecossistema, com o objetivo de oportunizar o ganho de habilidades criativas, facilitar o acesso dos a recursos e materiais para ajudá-los no cotidiano é uma estratégia bastante eficaz.
- Garanta uma comunicação horizontal as lideranças: a abertura para falar com seus líderes é um dos itens mais importantes quando se trata disso. “Liderar não deve ser sinônimo de grosseria, rigidez extrema e falta de flexibilidade, pois quanto mais proximidade os gestores permitem, mais frutos os colaboradores entregam”, ressalta.
- Promova dinâmicas gamificadas: de forma leve, a gamificação pode trazer uma competitividade saudável. Assim, por meio de dinâmicas com recompensas surgem as sugestões criativas, desafios, premiações e pontuações. Os jogos podem ser de temas diversos, diretamente relacionados ou não com a atuação da empresa. A ideia é interagir e estreitar as relações.
- Incentive as trocas, colaboração e o networking: proponha a colaboração e networking entre os times, áreas e cargos. Isso pode ser feito por meio de pequenas mudanças no cotidiano, como a inclusão de vários setores nas reuniões, ou com esforços mais pontuais, como confraternizações. Ao compartilhar ideias e experiências com outras pessoas do mesmo ambiente de contribuição, seja ele físico ou digital, tende a aumentar o nível de motivação e oportunizar insights entre os componentes da instituição.
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