Um dos grandes problemas encontrados nas empresas é a taxa de demissão ou rotatividade de colaboradores, seja por opção da instituição ou do funcionário. Quando o índice de desligamentos se torna muito alto, implica tanto na imagem quanto nos custos da corporação, sendo assim, a busca por meios de diminuí-lo é um passo fundamental a ser encarado.
Pensando nisso, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) separou alguns tópicos para explicar melhor como ocorre em uma firma, como ela atrapalha e como evitar esse processo. Continue conosco e aproveite a leitura.
Qual o conceito de rotatividade de funcionários?
Também conhecido como turnover, ele está relacionado ao alto fluxo de passagem de colaboradores pela empresa, com a média de entrada e saída de funcionários. Quando as pessoas entram e saem em proporções parecidas, os demais participantes do time podem ficar desanimados, influenciando diretamente a reputação do local.
Segundo uma pesquisa realizada do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em comparação a 2020, em 2021 as demissões aumentaram em torno de 10,5% e as admissões tiveram uma baixa de 9,6%. Sendo assim, há mais pessoas se desligando no mercado de trabalho atual.
Dessa maneira, é imprescindível o RH (Recursos Humanos) acompanhar os índices com frequência, analisando os cenários e causas para tal ação, buscando estratégias para intervir. A rotatividade também pode estar associada com a nova geração, com a ânsia de aperfeiçoamento e a busca de novas experiências, fechando ciclos de maneira simples, satisfeitos com o local no qual permaneceram por aquele período.
Entretanto, ela também está diretamente ligada com a insatisfação no local de trabalho, partindo de pessoas buscando melhores condições e novos ares. Assim, se desvinculando de traços apresentados na ocupação não paralela com seu estilo e visão sobre o campo profissional.
Por que a alta rotatividade de funcionários pode atrapalhar a empresa?
Quando é algo constante, não somente vai impactar no nome da marca, mas também na parte financeira, pois o alto nível de saídas e entradas custam caro e exigem várias burocracias, seja de processos iniciais ou finais.
Além disso, também apresenta outros malefícios como:
- queda de produtividade por conta do novo contratado, necessitando treinamento e adaptações;
- mudança do clima organizacional, analisando, principalmente, quando a pessoa é demitida, trazendo sobrecarga e estresse ao time;
- perda de talento, tempo e investimento da empresa para o aprimoramento do funcionário.
Como evitar a rotatividade de funcionários? Confira 5 dicas!
Se esse é um fato recorrente e exige um alerta, separamos alguns tópicos para te ajudar a ampliar a visão e entender como melhorar a retenção de talentos:
1. Valorização dos profissionais
Esse é o principal fato a ser analisado: a companhia paga o suficiente? Um dos motivos de pedido de demissão é a não valorização, assim, o talento se sente insatisfeito, com um salário incompatível com o esperado, além de não se sentir notado e reconhecido no âmbito corporativo.
Dessa forma, analise como está a remuneração, confira se não há a possibilidade de reajustes, ou então, reconheça mais seus colaboradores com bonificações e promoções, assim, se sentirão mais motivados, e as chances de demissão reduzirão consideravelmente.
2. Ofereça bons benefícios
Não basta apenas o pagamento, um bom emprego traz consigo vários benefícios, tanto para o básico como para outros setores, não voltados para a vida profissional. Confira alguns auxílios fora do convencional para fazer a diferença:
- auxílio-terapia;
- vale-cultura;
- academia;
- ajuda de custos extra;
- home office;
- educação.
Esses são apenas alguns para adentrar na lista de benefícios, saindo do convencional, mas, é claro, manter um bom valor em fatores mais básicos, como o vale-alimentação, é essencial!
3. Faça melhores contratações
Um bom RH fará uma seleção e recrutamento mais adequada ao esperado. Veja o quanto a empresa se dedica para a contratação de pessoas aptas a ocuparem os cargos abertos. Entretanto, além de ter apenas qualificações, procure por pessoas com traços parecidos com o fit cultural da organização.
Ou seja, quando verificar um candidato sem encaixe na vaga, deixe-o de lado, como sabemos, a probabilidade de se adequar e permanecer no local é baixíssima.
Leia mais e entenda como melhorar sua gestão em 2023.
4. Aprimore a cultura organizacional
O clima interfere na rotina de trabalho e todos os trabalhadores buscam por um ambiente gostoso e agradável para passar seu período, afinal, é onde ficam a maior parte do tempo.
Assim, a empresa deve investir em locais de descontração, descanso e promover a interação entre os colegas por meio de confraternizações, unindo mais o time e promovendo bons momentos em conjunto. Assim, aposte na cultura organizacional.
5. Realize mais pesquisas internas
A realização de pesquisas é um fator essencial, elas te ajudam a dar insights sobre como está a satisfação pessoal, profissional e do ambiente de trabalho para cada colaborador. Com isso, você pode se manter mais próximo aos seus funcionários e, entender, de fato, como eles estão pensando.
Peça sinceridade nas respostas, uma forma de obter isto é por questionários anônimos, no qual irão responder honestamente às perguntas, e não serão identificados, boa parte da equipe se sente mais confortável e livre de julgamentos. Algumas perguntas pertinentes são:
- se estão engajados;
- motivados;
- sobre a política de benefícios, se a consideram boa;
- se o salário está de acordo com as expectativas e horas trabalhadas;
- se há integração com a cultura empresarial.
A partir das respostas, saberá o descontentamento em comum e entenderá o melhor caminho a ser traçado.
Confira: como manter times de alta performance?
Quando o indivíduo buscar sair, procure sempre ter uma conversa, busque entender os motivos, deixando um clima bem honesto entre as partes, e se for o caso, e tudo esteja saindo bem na conversa, faça um proposta para tentar mantê-lo no emprego, além de reter um ótimo talento, trará mais satisfação a ele, principalmente se aceitar ficar.
Entretanto, vale ressaltar, não deixe para realizar tal ato apenas nessa situação. Como vimos, análise previamente e confira como fazer para diminuir suas taxas de saída e aumentar o bem-estar.
Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!