Trabalhar menos é o sonho de qualquer estagiário, aprendiz e efetivo. Com o isolamento social, a procura por uma vaga se alterou e, atualmente, os cidadãos buscam mais qualidade de vida. Inclusive, em detrimento a salários melhores. Segundo um estudo do Workforce, um em cada cinco (20%) pontua como o trabalho afeta sua saúde mental negativamente, sendo as mulheres as mais impactadas (23% contra 16% dos homens). Nesse cenário, a semana com expediente em somente quatro dias se mostra uma tendência.
O que é a semana de apenas quatro dias de trabalho e como fazer o conceito pegar?
Primeiramente, é preciso entender como esse conceito vem sendo discutido há bastante tempo. “Entendemos essa adoção como um processo evolutivo das práticas sociais. A pandemia ajudou a acelerar e trouxe ênfase em algumas questões relacionadas ao trabalho, como saúde mental e burnout”, aponta Michael Citadin, cofundador e CPO (Chief Product Officer) da Unicorn Factory.
Para Ricardo Triana, diretor geral de PMI América Latina (Project Management Institute), isso mostra uma circunstância favorável para o desenvolvimento do negócio. "Nunca foi tão importante, nesse novo cenário global, ter funcionários felizes com seu trabalho e agentes qualificados para as transformações organizacionais", afirma Triana.
De forma prática, os problemas começam quando trazemos os aspectos instáveis do dia a dia das organizações. Isso porque uma marca com demanda constante todos os meses não existe, sempre haverá tarefas urgentes com a necessidade de serem desenvolvidas no mesmo instante. “Há indústrias onde é vital ter colaboradores disponíveis cinco dias ou mais. Assim, implementar uma semana de quatro dias sem a devida rotação pode levar a lacunas na cobertura”, destaca o sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria.
Ademais, para os resultados se expandirem em pouco tempo, será imprescindível uma revisão dos sistemas envolvidos, com processos operacionais mais eficientes. Ao contar com modernidades, a instituição consegue garantir o melhor fluxo na rotina. Em uma jornada reduzida, o tempo dedicado a pausas e atividades capazes de não agregarem valor será menor. Reuniões desnecessárias terão de ser abolidas, alinhamentos e retrabalho, reduzidos, esperando-se melhor preparação e capacitação das pessoas.
Para isso, todos os patamares da hierarquia precisarão estar empenhados e muito bem alinhados, com uma comunicação clara e transparente. “A gestão terá de mudar a forma dos colaboradores trabalharem e fazer algo mais desafiador: evoluir o mindset. Possível chegar na semana de quatro dias? Sim. Fácil? Não, pois se fosse, já estaríamos nela”, finaliza o empresário.
Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!