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Soft skills são o diferencial de muitos profissionais 

Notícia | 28/02/2023

Laura Pereira

Uma coisa é certa: saber se comunicar, ter inteligência emocional e uma gestão de tempo assertiva são competências essenciais dos estagiários, aprendizes e efetivos de sucesso. No mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, é fundamental sempre buscar aprender, se capacitar e adquirir novos conhecimentos para não se tornar obsoleto diante os demais. Nesse sentido, entenda o porquê das soft skills serem um diferencial para muitos profissionais! 

Focar apenas nas habilidades técnicas não é mais suficiente para o mercado de trabalho 

Principalmente depois da pandemia, as aptidões se tornaram extremamente relevantes. Inclusive, Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, trouxe essa realidade em sua teoria “Modernidade Líquida”, mostrando a transformação veloz de uma comunidade responsável por “liquefazer” as relações sociais, problematizando o quanto precisamos nos esforçar para acompanhar as novas tendências, as quais, em instantes, já não são mais atualizadas. 

Isso acarreta uma série de aspectos no indivíduo. “São muitas as doenças da contemporaneidade relacionadas ao estresse e ao nosso estilo de vida, algumas das quais vem nos impactando física e emocionalmente, sendo preciso mais atenção com estas duas dimensões integradas. O autocuidado é uma questão de saúde individual, mas também coletiva”, afirma o professor doutor Rafael Ávila, da Qualifica Cursos. 

Após o isolamento social ocasionado pela Covid-19, nunca se falou tanto em bem-estar e qualidade de vida. Esses assuntos não ficam distintos do universo empresarial, pois influenciam diretamente em como exercemos nossas funções e aplicamos as demandas cotidianas. 

Quer saber mais? Leia também: soft skills: habilidades essenciais para atingir o sucesso! 

É fundamental buscar qualificação para se tornar um profissional completo! 

Nesse cenário, é preciso encontrar formas de se cuidar. "Algumas práticas aprimoram os colaboradores, como a yoga e a meditação, a atenção à alimentação ou busca por melhores momentos para o lazer e o descanso. Essas medidas auxiliam não somente nos processos de cura como também na prevenção dos problemas”, comenta o professor.

Segundo ele, as empresas já têm despertado a consciência para a importância desses pontos, buscando realizar atividades nos âmbitos organizacionais. Afinal, essas maestrias podem ser desenvolvidas com o auxílio de livros, workshops, vídeos e rodas de conversa. Inclusive, precisam estar articuladas juntamente ao fit cultural do negócio, sendo apoiadas pelas mais diversas cadeias hierárquicas. 

Para isso, Ávila explica: “quando estamos falando de processos de treinamento e desenvolvimento além de cursos de capacitação profissional, é preciso ter objetivos claros e sobretudo critérios para sua escolha e implementação. É notório o quanto ainda a sociedade precisa valorizar estes assuntos, o mercado está precisando de pessoas com qualificação para ministrá-los". Dessa forma, a transformação vem de forma completa, desde os ensinamentos teóricos até os práticos. 

Curtiu o assunto? Fique por dentro: soft skills: torne-se um profissional qualificado! 

Conheça as principais habilidades buscadas no mercado de trabalho para estar pronto! 

Segundo uma pesquisa feita pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), contando com a participação de 15.670 pessoas e perguntando: “para ser um profissional do futuro, é melhor desenvolver várias habilidades ou focar apenas em uma?”, foi possível perceber uma tendência. Para 40,7% dos respondentes, entender além do propósito e com diversidade é um diferencial para o amanhã. 

Já 30,8% afirmam o quanto o conhecimento em diferentes áreas o tornaria um especialista mais completo e entendido. Enquanto 15,2% dizem depender bastante, se as competências estiverem dentro do ramo de atuação é imprescindível saber todas. Por fim, 9,5% destacam como é preferível ser o melhor em uma capacidade ao invés de ser mediano em várias. 

Contudo, em um mundo tão globalizado, é relevante compreender, pelo menos, o básico de tudo. Além disso, conectar-se com pessoas e culturas se tornou ainda mais fácil para adquirir novas habilidades, como o inglês, por exemplo. Inclusive, isso foi responsável por abrir portas, como a possibilidade de estagiar em uma multinacional. 

Nesse cenário, uma segunda língua deixou de ser um destaque, para se tornar uma obrigação. “Não é incomum ver empresas buscarem o mercado internacional e nesse momento ter colaboradores com habilidades como inteligência cultural e emocional são decisivos para reter ótimos resultados”, pontua Flávio Liberal, CEO (Chief Executive Officer) da WorldEd School.

Para contextualizar os termos utilizados pelo executivo, inteligência emocional e cultural são concepções distintas, mesmo se parecendo bastante. O primeiro refere-se a saber identificar e lidar com as emoções e sentimentos próprios e de outros indivíduos. Já o segundo, diz respeito à habilidade de se adaptar e relacionar-se de forma assertiva em situações com envolvimento de várias tradições. 

Para Liberal, esses entendimentos começam na escola. “A educação é parte decisiva desse processo, pois é quando jovens entram em contato com distintas atividades, criam conexões, descobrem como socializar com o meio e descobrem suas paixões. Ter, por exemplo, aulas extracurriculares ajuda o jovem a estimular as habilidades”, expõe. 

Conforme o relatório “Why diversity matters” da McKinsey & Company, instituições com maior diversidade são 35% mais eficientes e prósperas se comparadas ao nível médio das entidades de suas regiões. Por isso, os funcionários precisam estar preparados e capacitados. Dessa forma, a base educacional precisa estar sólida para possibilitar o acréscimo de um novo know-how

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