Cada dia mais, os estagiários, aprendizes e efetivos se encontram em semanas “corridas”. Atualmente, muitas pessoas acreditam na insuficiência das 24 horas para realizar todas as demandas do dia. Nesse sentido, saber gerenciar bem o tempo é indispensável para qualquer profissional. Além disso, as empresas procuram essa competência entre os talentos. Por isso, fique por dentro!
É possível gerenciar o tempo de maneira mais assertiva?
O gerenciamento de tempo é uma soft skill essencial para o mundo corporativo. Segundo uma pesquisa do Nube, questionando sobre essa administração, 55,35% sempre tem espaço para mais atividades. Já 36,62% reconhecem como precisam ter mais controle. Por outro lado, 5,31% não conseguem concluir todos os seus objetivos e mais ainda 2,44% não tem controle nenhum.
Para Andressa Gnann, mãe, advogada, empresária, palestrante, sócia fundadora e gestora do escritório Gnann e Souza Advogados, a resposta para essa pergunta é sim. “Vejo, inclusive, em minhas mentoradas, como no começo da mentoria estão correndo contra o tempo no lugar de usá-lo de forma mais eficiente”, confirma.
No ambiente empresarial, é preciso otimizar todos os minutos. Conforme outro estudo do Nube, 44,69% planejam todas as tarefas, principalmente as mais urgentes. Outros 16,38% pontuam como sempre são objetivos, 14,60% focam nos deveres com maior retorno para a instituição. Enfim, 11,01% fazem uma coisa de cada vez e 8,13% evitam se dispersar entre as futilidades.
De acordo com a psicóloga, treinadora comportamental, mentora de carreiras e autora do livro “Destrave sua vida e saia do rascunho”, Fernanda Tochetto, muitos profissionais se frustram nessa jornada. Afinal, mesmo ciente da importância da produtividade, é muito difícil para as pessoas conseguirem êxito nesse sentido. “Isto porque encontram dificuldades em encaixar as diversas dicas com as peculiaridades das próprias vidas”, diz.
Por isso, um dos passos é ter clareza nos pontos do cotidiano para conseguir aplicar de modo mais certeiro as dicas. “Quando sabemos de nossas reais necessidades, fica mais fácil filtrarmos os diversos conteúdos recebidos sobre produtividade e buscarmos aspectos para agregar efetivamente à rotina”, explica.
Dicas para um bom gerenciamento de tempo
Segundo as especialistas, existem uma série de dicas valiosas para quem quer melhorar essa habilidade. Veja:
- Conheça sua rotina:
Identifique os horários nos quais você tem menos e mais distrações, assim como aqueles nos quais é possível manter o seu foco ao máximo. “Não adianta baixar o modelo de agenda ou planner daquele famoso. Por mais admirado, não tente imitar a rotina dessa pessoa, porque ela tem uma realidade e vive um momento diferente do seu”, destaca Fernanda.
- Separe sua semana em “blocos”:
Ou seja, se pela manhã sua atenção é total, separe esse horário para as coisas mais complexas e, quando houverem mais distrações, deixe aquelas consideradas simples. Isso porque, projetos difíceis são mais fáceis de procrastinar, exatamente pela falta de clareza.
- Organize sua semana:
O ideal é dedicar uma parte do seu domingo para planejar os próximos dias. “Porém, seja realista!”, exclama Andressa. Isso porque não adianta colocar 50 tarefas para serem cumpridas apenas na segunda-feira, por exemplo.
Enfim, é crucial ter clareza nos pontos do cotidiano para conseguir aplicar de modo mais certeiro as dicas. “Quando sabemos de nossas reais necessidades, fica mais fácil filtrarmos os diversos conteúdos recebidos sobre produtividade e buscarmos aspectos para agregar efetivamente à rotina”, finaliza a psicóloga.
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