No Brasil, grande parte da população possui o desejo de abrir o próprio negócio. Seja por dificuldade em encontrar uma vaga ou por ambição, essa é sempre uma boa saída. Nos últimos anos, esse caminho passou a ser enxergado realmente como uma profissão e se tornou responsável pela abertura de muitas oportunidades de emprego, estágio e aprendizagem pelo país.
Essa frente tem um papel bem relevante na recuperação da economia após a crise causada pela Covid-19. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), as pequenas empresas são fundamentais. No ranking da Taxa de Empreendedorismo Total (TTE), entre 47 nações, ocupa a quinta posição.
Mesmo com poucos recursos, é possível realizar esse sonho
Mergulhar nesse desafio está ligado à busca de uma oportunidade para mudar de vida, mas também envolve bastante apreensão sobre o sucesso dessa nova empreitada. No entanto, isso pode ser ainda mais difícil quando o orçamento é curto. Nessa situação, qualquer erro pode ser fatal e complicar o empreendedor.
Mesmo com 10% de nossos compatriotas seguindo esse caminho, segundo dados do Sebrae, 29,6% vivem na pobreza, conforme a Fundação Getúlio Vargas - FGV. Esse cenário cria um alerta sobre a condição financeira desses indivíduos corajosos. Para o CEO da Empreender, Bruno Brito, dedicação e persistência são os aspectos mais relevantes para o sucesso. “É literalmente começar, não tem segredo, é necessário escolher uma área onde você tenha interesse e seja bom. Com certeza existirão erros, ainda mais se essa for sua primeira vez. Só se dá bem nessa trajetória quem não desiste. Uma hora vai dar certo”.
Para ajudar nesse sentido, Brito revela dicas para começar essa aventura em 2023 sem muitos recursos. Confira:
Preste atenção ao seu redor: “veja onde existem necessidades e crie soluções para esse problema. Muitas vezes, as oportunidades estão ao nosso redor, se você teve um serviço ruim ou alguma frustração, tente fazer melhor, explica.
Estude bastante: “no começo, eu lia diversos livros. Depois disso, entrei em um momento de mais produção e menos estudo. Hoje, tenho mais tempo e vejo como poderia ter aprendido algumas coisas antes. A Internet é uma das formas mais baratas, porém, a concorrência em alguns mercados é grande. Enquanto algo físico exige um investimento mais alto, a barreira de entrada é maior. Depende muito do perfil da pessoa”.
Encontre um sócio: “se tiver afinidade com uma pessoa completamente diferente de você, o negócio pode ser mais bem sucedido. Quando todo mundo é igual, a companhia não sai do lugar. Estamos em uma fase muito bacana atualmente e boa para ganhar dinheiro”, complementa.
Entenda quem é você: o que te faz feliz? Em qual área você teria prazer em atuar? Essas questões devem ser levadas em consideração na hora de decidir como será a sequência da sua caminhada.
Algumas ferramentas são essenciais nessa carreira
Dentre as soluções capazes de impulsionar as corporações atualmente, encontra-se as alternativas para pagamento. “A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços - Abecs, prevê uma movimentação de quase 3 trilhões de reais até o final do ano apenas com cartões de crédito ou débito. Isso não é uma surpresa, pois a tecnologia é capaz de resultar em benefícios para todos os envolvidos”, diz o CEO da Quero 2 Pay, Gabriel Andrade.
Segurança, aumento de lucro e redução da inadimplência são alguns dos pontos positivos citados pelo executivo. “Com essa possibilidade, o lojista dispensa o armazenamento de cédulas, amenizando os riscos de perda, furto ou assalto. Além disso, permite o parcelamento e, consequentemente, a realização de compras fora do planejamento dos consumidores. Por fim, vale ressaltar: em uma negociação, o responsável pela transação é o banco. Ou seja, o recebimento é garantido pela operadora”, pontua Andrade.
Outra opção para conquistar novos clientes ou até mesmo fidelizar quem já consome seus os produtos e serviços, é a implantação de um sistema de recompensas. Atualmente um dos mais aplicados é o cashback. Ele permite ao cliente receber uma porcentagem do valor pago para utilizar no futuro. De acordo com a CEO da Beblue, Sandra Campos, o serviço tem atraído bastante gente. “Isso aumenta o poder de compra diante da inflação e isso ajuda a equilibrar as finanças pessoais, pois a porcentagem de retorno significa um capital extra para usar em outras despesas, por exemplo”, afirma a executiva.
Além disso, a oferta gera vantagens para a marca. “Quando você entrega algo em troca, a pessoa eleva a confiança na sua instituição, podendo adquirir isso mais de uma vez”, conta Sandra. Normalmente, esse bônus só pode ser utilizado no mesmo local, garantindo a volta daquele sujeito para o seu estabelecimento. Logo, é uma relação de ganha-ganha.
Se você tem esse pensamento, existem séries para aprender sobre o tema enquanto se diverte. Veja algumas opções:
Som na Faixa: a História do Spotify | Netflix: o jovem sueco Daniel Ek e seus parceiros, revolucionaram a indústria musical oferecendo streaming legal e gratuito no mundo todo. A história mostra como ampliar o networking e ter convicções firmes fazem a diferença.
Halt and Catch Fire | AMC: na década de 1980, o executivo Lee Pace assume uma empreitada ousada: clonar o primeiro computador pessoal da IBM. Nessa jornada, a trama atravessa dez anos no mundo da informática, com bastidores desde a criação de navegadores da web até os sites de busca.
O Código Bill Gates | Netflix: a produção promete ser um olhar em primeira mão sobre a mente complexa e o trabalho de uma das personalidades mais marcantes da história da tecnologia. Associando o presente aos casos do passado, é como um mergulho na mente do bilionário.
Devs | Star+: quando o namorado de Lily Chan é recrutado para a divisão Devs de sua empresa, passa a atuar em um projeto misterioso e desaparece. A história se conecta a metáforas sobre inovação e empreendedorismo, enquanto também navega em alertas sociais.
Portanto, siga os conselhos e busque auxílio com quem entende do assunto para evitar problemas. Dessa forma, você largará na frente da concorrência em meio ao mercado tão concorrido. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!