O Janeiro Branco é um alerta para a sociedade sobre a devida importância da saúde mental na vida dos indivíduos. Iniciada em 2014, a campanha escolheu o primeiro mês do ano por ser um período no qual as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o novo ciclo. Desenvolvida por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, a iniciativa possui como principal objetivo incentivar a mudança de realidades e a busca pela felicidade nas práticas do dia a dia. Desde então, a sua presença no calendário do Ministério da Saúde já promoveu inúmeras ações pelo território nacional em prol de alcançar o máximo de gente possível. Agora, em 2023, a causa ganhou ainda mais força, tendo em vista o alcance cada vez maior dos temas nas plataformas digitais. Sendo assim, compreenda a importância de debater essa questão todos os meses!
O debate sobre o desgaste mental
Ultimamente, as discussões acerca do assunto têm ganhado cada vez mais espaço. Embora já tivesse um avanço gradual, a chegada da Covid-19 tornou esse impasse uma realidade para significativa parcela populacional. Não obstante, houve um aumento na busca por suporte psicológico entre muitos trabalhadores, levando em consideração o risco de prejudicar as relações e o rendimento no serviço.
Nesse sentido, a incansável busca pela produtividade pode acabar cegando inúmeros funcionários condicionados e exigir sempre o máximo de si. Logo, é preciso estar sempre atento às armadilhas do mundo utilitarista no qual estamos inseridos. “O adoecimento vem de um processo no qual se esgotam os recursos para lidar com as frustrações e tristezas do dia a dia, e tem muito a ver com a dificuldade das pessoas de falar e de compartilhar as dores”, comenta Fátima Macedo, CEO da Mental Clean.
Ademais, é notória a indispensabilidade de investir em infraestrutura e colaboradores qualificados com seus respectivos cuidados e acompanhamentos em dia. “A busca pelo bem-estar e saúde da equipe é fundamental para eles exercerem suas funções da melhor forma possível. É responsabilidade de uma empresa oferecer suporte psicológico para seus funcionários”, pontua Alex Araujo, CEO da 4Life Prime.
A saúde mental no ambiente de trabalho
Você sabia? O Brasil já liderava o ranking global de população mais ansiosa antes mesmo da crise sanitária de 2020. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 10% da nação, o equivalente a 18,6 milhões de brasileiros, sofriam do transtorno em 2019. Desde o isolamento social, os casos de ansiedade e depressão aumentaram 25% por todo o globo.
Nesse cenário, ficou nítido como esses dois anos emergenciais foram responsáveis por intensificar o adoecimento psíquico dos indivíduos, impactando também a esfera laboral. “As organizações ainda estavam engatinhando em relação a esse assunto e a pandemia trouxe a urgência de se lançar um olhar para a saúde emocional dos demais, pois passaram a ter contato com suas emoções mais primárias, como medo, ansiedade, incerteza e dúvida. Houve um aumento significativo nos quadros de transtornos mentais, e as organizações sentiram de imediato esse impacto”, complementa Fátima.
Para muitos estudiosos, o momento atual é composto por uma sociedade enfrentando uma espécie de rebote emocional, haja visto como os indivíduos vinham se mantendo resilientes durante o isolamento social e reprimindo seus sentimentos. “Nas pesquisas realizadas na Mental Clean, percebemos como os transtornos ansiosos atingem 40% dos funcionários no ambiente de trabalho. É um impacto importante no qual as entidades sentiram e assim perceberam a necessidade de tomar decisões rápidas em relação a esse cuidado com o quadro, sob o risco de comprometer suas entregas”, complementa a especialista.
O suporte psicológico é essencial!
De acordo com o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), entre janeiro de 2020 e 2021, foram admitidos 781 psicólogos nas companhias. Enquanto isso, a OMS e Organização Internacional do Trabalho (OIT), apontam como cerca de 15% dos trabalhadores adultos vivem com um transtorno mental. Dentre eles a depressão, ansiedade e até mesmo burnout. Assim sendo, o desgaste excessivo acarreta em transtornos tanto individuais quanto com o coletivo.
A partir do processo dialético entre o psicoterapeuta e o paciente, é possível desvendar os pontos de atenção e melhoria na sua vida. “As corporações começaram a buscar ferramentas de cuidado, como psicoterapia on-line, reconheceram a relevância de oferecer treinamentos aos seus gestores, ao RH e equipes de saúde, para identificarem sinais de adoecimento mental em seus times e os instrumentalize sobre como lidar com todas essas questões”, conclui Fátima.
Em suma, é papel das corporações acolher e identificar aqueles necessitados de ajuda. Quando se há o real interesse e empatia, não é difícil perceber quando alguém está agindo diferente do costume, seja estando quieto, agitado, triste ou nervoso. "Graças à grande visibilidade alcançada pelas enfermidades nos últimos anos, instituições já adquiriram times especializados para seus membros obterem todo apoio necessários”, finaliza Araujo.
Torna-se evidente, portanto, como muitas instituições conseguiram manter a qualidade de seus serviços devido à dedicação ao tomar providências adequadas para o distanciamento social. Com a ascensão do home office e do hibridismo em geral, é fundamental realizar a devida adaptação a essa nova condição operacional. Ampliar os conhecimentos sobre o assunto é o primeiro passo a ser dado rumo a tão sonhada qualidade de vida. Afinal de contas, a boa convivência é a peça-chave para o desempenho eficaz do staff. Por meio de condutas assim, as entidades passam a demonstrar o seu real apoio a campanhas como o Janeiro Branco.
Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. No nosso sistema você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais.
O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!
O Nube apoia as campanhas voltadas para o bem-estar social!