Apesar das redes sociais não serem algo novo, as suas múltiplas funcionalidades começaram a ser exploradas recentemente. Dessa maneira, elas começaram a dominar o nosso cotidiano em diferentes vertentes. Com isso, o ambiente empresarial também não ficaria de fora dos espaços digitais. Assim, tanto as companhias como os seus colaboradores usam desse meio para interagir, compartilhar conquistas, realizar buscas e promover a sua imagem. Em suma, manter um perfil profissional nas mídias tem sido algo essencial e promissor. Então veja, nesta matéria, quais as vantagens e como estruturar a sua imagem por esses canais.
Todos estão conectados, principalmente às empresas
De acordo com uma pesquisa feita pela RD Station Marketing, No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, isso equivale a 79,9% da população brasileira. Esse número também representa um crescimento de 14,3% ou de 21 milhões de internautas de 2021 para 2022. Além disso, outro levantamento apontou o ranking de sites mais utilizados pelas companhias. Segundo a We Are Social e a Hootsuite, em um relatório de 2021, as dez páginas mais acessadas pelas empresas no país são:
- Facebook (130 mi);
- YouTube (127 mi);
- WhatsApp (120 mi);
- Instagram (110 mi);
- Facebook Messenger (77 mi);
- LinkedIn (51 mi);
- Pinterest (46 mi);
- Twitter (17 mi);
- TikTok (16 mi);
- Snapchat (8,8 mi).
Mesmo com todos os meios tendo um espaço com o aspecto empresarial, existe um domínio próprio para tratar das questões do mercado de trabalho. O LinkedIn surgiu em 2002 e, hoje, é um ambiente de conexões profissionais. Sendo assim, a rede se destaca como um amplo currículo e uma fonte de pesquisa sobre as organizações e candidatos. Agora, a página conta com 830 milhões de membros com mais de 58 milhões de corporações registradas, de acordo com as estatísticas do próprio nome.
Na era digital é fundamental estabelecer o seu perfil profissional nas redes sociais
A especialista em comunicação empresarial, Fabiana Teixeira, explica o porque é essencial construir a sua marca nesse ambiente. “Hoje em dia, diversos recrutadores e profissionais de RH passam tempo selecionando perfis do LinkedIn, ou fazem questão de conferir sua página nessa plataforma depois de receber um currículo, por isso é necessário se adaptar aos novos tempos para estar aberto às oportunidades”, explica.
Nessa mesma temática, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) fez uma apuração para descobrir se essa investigação é bem vista pelos aspirantes durante uma seleção. A partir da pergunta: “você se preocupa com o conteúdo de suas publicações nas redes sociais?”, a pesquisa revelou bastante cuidado com esse espaço. Então, na amostra de 4.078 respondentes, a maioria, 64,44% disse sim, evito postagens comprometedoras. Logo atrás, 23,98% continua a afirmativa e justifica a atitude por conta do monitoramento das companhias, em seguida, 4,83% diz não se preocupar, pois somente os amigos acompanham, já 3,97% nega, e fundamenta a decisão pela Internet ser um território livre, por fim, apenas 2,67% alega não, pois a web é um local pessoal.
Prepare sua rede social para os recrutadores
Por fim, Fabiana separou cinco dicas para quem não é familiarizado com a plataforma e busca melhorar a sua presença no mundo do marketing pessoal:
1. Preencha todas os campos disponíveis na plataforma
Pode ser uma coisa um pouco maçante de se fazer, especialmente porque algumas têm muitos campos a serem preenchidos quando você cria seu perfil. Porém, lembre-se: eles estão ali para trabalhar a seu favor e, quanto mais informações você completar, equivale o quão atrativo você se torna como profissional. Então não se apresse e separe um tempo para realizar a sua descrição da melhor forma. Ou seja, coloque todas as informações necessárias com calma e descreva seus atributos, pois vai valer a pena no futuro.
2. A estética do seu perfil importa
Querendo ou não, aparências são importantes, não no sentido de ser belo, mas sim, de como você se apresenta. “A imagem transmitida também faz parte da comunicação e da forma como a nossa mensagem é percebida pelo restante do mundo. Então a troca pode tornar-se muito mais eficiente quando o visual está alinhado”, comenta Verônica Palhares, consultora de imagem.
Logo, estar na plataforma sem uma foto de perfil, por exemplo, já causa estranhamento e não passa confiabilidade. Não precisa ser nada muito elaborado, basta escolher uma fotográfia com uma roupa profissional, a qual preencha a área de seus ombros para cima. Sobre ilustração da capa, vale procurar algo com a sua representação, seja uma frase motivacional, ou um item sobre a sua área de atuação, ou até mesmo um hobby.
3. Separe um tempo para se conectar
Especialmente para quem está empregado, o tempo de imersão pode ser reduzido. Contudo, tente designar minutos por dia para interagir com outras pessoas na mídia. Seja curtindo posts de amigos, pedindo para se conectar ou seguindo alguém, isso demonstra participação e faz você se tornar cada vez mais visto por pessoas de sua área.
4. Compartilhe materiais interessantes
Não necessariamente precisam ser seus pensamentos, mas compartilhar um estudo interessante, uma matéria ou notícia, até mesmo uma imagem a qual você acha significativa, mostra um pouco de quem você é. Alguém pode compartilhar sua postagem e assim você alcança mais pessoas. Claro, procure temas pertinentes ao desenvolvimento profissional e tente não cair muito na sua vida pessoal, pois não é o objetivo da ferramenta.
5. Tente manter a sua personalidade
Na intenção de agradar a todos, passamos uma entonação mecânica e robótica no texto digitado, ou até tentando copiar a maioria e caindo em um efeito manada de hashtags e expressões. Porém, por meio da nossa personalidade conseguimos dialogar com os outros, encontramos identificação e formamos uma conexão genuína com os demais seres humanos. Então, não tenha medo de expor suas opiniões ou seu senso de humor no âmbito profissional.
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