Desde quando chegou ao Brasil, o Facebook é um imenso sucesso e soma aproximadamente 127 milhões de usuários ativos mensais no país. O interesse se estende também para outras plataformas e assume impacto no lado profissional. Empresas recrutadoras avaliam a postura e o teor de publicações na hora de contratar ou não tal entrevistado.
Segundo a professora Kettyplyn Kamila Sanches Franco, do curso de Administração e Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal, em Brasília, o LinkedIn é considerado uma das ferramentas mais importantes de currículo on-line, no qual há recomendações e publicações de cunho corporativo. “As organizações olham ativamente e consideram esses perfis para a admissão. Aqui, é fundamental o candidato expor seus objetivos”, conta.
Pensando em te ajudar, a especialista separou três dicas de comportamento para construir uma boa reputação na Internet e buscar uma colocação:
1. Tenha cuidado com suas postagens: utilize argumentos, ortografia correta, tenha cuidado com gírias e não dissemine fake news. Se posicione, mas de maneira ponderada.
2. Torne-se referência em um assunto: compartilhe bons conteúdos, dos quais você se interessa e tem prazer de falar. Engaje-se para criar um espaço de trocas de conhecimentos.
3. Faça networking: construir conexões e ampliar a sua rede é uma ótima forma de ser notado pelo mercado, além de atrair parceiros e pessoas semelhantes a você.
Bruno Estevão, formada em segurança do trabalho, faz parte do grupo de quem se atenta a essa questão constantemente. “Temos visto muitas pessoas sendo prejudicadas pela extrema exposição no meio digital, por isso, um comportamento inadequado pode prejudicar a imagem de alguém. Sempre tomo muito cuidado com meus posts”, conta.
E você? Age como Bruno? Use as redes com moderação e muito sucesso em sua trajetória!