As gerações Z e Alpha vão representar em torno de 50% dos consumidores globais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Naturalmente, hoje, já há certa representatividade no mercado e, não por acaso, têm se tornado o centro das atenções das organizações, buscando decifrar seu comportamento, com o objetivo de desenvolver estratégias mais efetivas, para toda a jornada do cliente. Essa é uma estratégia não somente inteligente, mas assertiva, tendo em vista como eles dominarão a esfera. Fique por dentro do tema e como inseri-lo em seu negócio.
A relevância das novas gerações
Diante desse cenário, entender os desejos e necessidades desse público ajudará as marcas a direcionar investimentos estratégicos em P&D e a desenvolver inovações com o poder para a sobrevivência da firma ou, no mínimo, fazer a diferença nos resultados. "A diversidade de mídias disponíveis, a velocidade no tráfego de informação, a interatividade no ambiente virtual e o uso cotidiano desses ativos tecnológicos influenciam o comportamento dos indivíduos. Entretanto, as gerações veem nas companhias parceiros com os quais seus próprios valores se alinham, indo além de apenas comprar. Não por acaso, a transparência nas práticas empresariais e fortes posicionamentos de impacto social seguem ganhando força na preferência deles", afirma Alexandre Martins, diretor de Transformação, Soluções e TI da Atento
Logo, é essencial identificar a melhor forma de contato a ser utilizada e abordá-la da maneira ideal. “Nada adianta estar no canal escolhido pelo consumidor se a mensagem não estiver coerente, com linguagem e tom de voz apropriados para o perfil dele, seja nos atendimentos humanos ou digitais", destaca Martins. De acordo com o executivo, oferecer uma assistência ágil, no momento e meio escolhido pelo freguês, somado a hiperpersonalização, não são mais os únicos fatores cruciais para nos fidelizar e engajar. “As pessoas estão mais preocupadas com os propósitos, o impacto desses negócios tanto em ações sociais quanto ambientais", explica Martins.
No quesito suporte de acompanhamento, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) detém de uma parceria de sucesso com a Total IP. Ela é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o suporte eficiente, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para firmas modernas.
A forte influência das redes sociais e meios de entretenimento
Neste momento de transição há todo um planejamento e preparação para atender as demandas em destaque em 2023. Nessas circunstâncias, investir na conexão com o público das novas gerações é o caminho para otimizar as ações de comunicação, por meio de plataformas on-line, como TikTok, YouTube e Instagram.
Assim, é interessante para os nomes anunciantes voltarem a sua atenção para os vídeos curtos, tendência apresentada durante a pandemia a qual vem se provando um grande acerto. De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, 80% dos brasileiros os assistem remotamente e gratuitos. Desta fatia, 72% o fazem por meio de redes sociais. "Consumir conteúdo desse tipo é uma característica observada já há um bom tempo. No entanto, temos acompanhado uma grande aceitação como os usados em Reels do Instagram, Shorts do YouTube e no TikTok. Este formato se destaca por conter menos interrupções e mais entretenimento”, destaca Kim Nery, COO e diretor de criação da Pira.
Já para Filipe Ratz, CEO e Diretor Executivo da Pira, as entidades precisam levar seus produtos e serviços para o ambiente de concentração do seu grupo alvo, adaptando-se não somente às tarefas, como também às exigências apresentadas por eles. “Aqui falamos de gerar conexão. Quando determinada marca investe na adaptação de linguagem e postura e leva seu produto ou serviço para as plataformas onde o público está, as chances de sucesso e conversão são, na maioria das vezes, imensas”, pontua o executivo.
Outras tendências em destaque
Live Stream 4.0: atuando como forma de complementação a determinado conteúdo audiovisual, o Live Stream 4.0 cresce como tendência. O streamer Casimiro tem revolucionado este segmento depois de acompanhar os jogos da Copa do Mundo junto de milhões de espectadores. No dia 5 de dezembro do ano passado, ele acumulou mais de 5 milhões de aparelhos conectados na transmissão da CazéTV em tempo real. Formatos como este tendem a amplificar a experiência, pois passa a sensação de assistir ao conteúdo “lado a lado” com diversas pessoas, possibilitando interações e engajamento.
Text to image AI: neste caso, é usado da inteligência artificial na qual é permitido criar imagens apenas com descrições textuais. Os maiores players do mundo já têm utilizado disso, entre eles o Canva e o aplicativo Lensa, gerando repercussões ultimamente por transformar fotos dos usuários em avatares.
ESG: temas relacionados ao meio ambiente, a questões sociais e de governança têm norteado o posicionamento de companhias ao redor do mundo. Se posicionar de forma favorável e coerente tende a trazer ainda mais valor para a marca no longo prazo. “Para se manter relevantes, as empresas precisam deixar os modelos antigos, com foco no cliente e adotar uma visão centrada na vida, vendo as pessoas de modo mais holístico”, ressalta Kim.
Música negra urbana e regionalização: em 2022, cantores negros ganharam mais espaço nos streamings musicais, com o rap, trap, hip-hop e música negra urbana. “As plataformas começaram a dar mais protagonismo a artistas até então sem espaço no mainstream, possibilitando maior alcance da audiência. Percebemos um movimento, no qual algoritmos têm possibilitado a ascensão de gêneros, antes marginalizados, a um número cada vez maior de ouvintes”, destaca Ratz.
eSports: a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) apontou como cerca de 75% dos brasileiros se reconhecem como gamers. Trata-se de um público bastante significativo e com grande poder de influência no mercado atual. Recentemente, vimos grandes players do mercado tradicional se curvando às necessidades deles. “O campeonato IEM Major Rio, do jogo Counter Strike, realizado no Rio de Janeiro, movimentou uma audiência mundial, apontando como os games estão cada vez mais inseridos no cotidiano, com destaque para os mobile”, comenta Nery.
Tecnização: reconhecer conceitos de análises de dados, inteligência artificial e machine learning tem sido fundamentais para empreendimentos evoluírem e criarem novos modelos de negócios. “Quando analisamos a história, os jovens constroem as tendências e as popularizam junto às demais gerações, como foi o caso do festival Woodstock, o qual movimentou o rock mundial, junto ao público de aproximadamente 25 anos. Hoje, esse mesmo pessoal tem em torno de 70 anos e resiste às mudanças de geração similares a sua. Agora, não é diferente e cabe às marcas acompanharem de perto as novidades e aproveitá-las para otimizar seus produtos e serviços”, finaliza Ratz.
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