Ouve-se muito sobre ser um jovem aprendiz, principalmente na transição para o período da adolescência. Mesmo assim, explicar a relevância desse programa ao iniciante distante do mercado de trabalho, em busca de compreender o meio e se desenvolver profissionalmente, é fundamental. Então, aos interessados em ingressar do zero, esta matéria pode ser seu guia para alcançar a primeira fase dessa jornada laboral.
O programa de aprendizagem insere jovens no mercado e desenvolve uma formação técnica
Pensado para os indivíduos com idade entre 14 a 24 anos incompletos, a oportunidade vai além de um trabalho comum. Isso porque, a prática na empresa, a qual os coloca frente a uma rotina de responsabilidades, conhecimentos corporativos e comportamentais, também inclui a formação teórica aplicada por um instituto. Assim, eles aprendem a manusear ferramentas úteis a sua nova posição e ganham a chance de coloca-lás em ação.
O Nube tem um parceiro influente para quem participa dessas vagas, o Instituto Saber, responsável por instruir o conteúdo de forma progressiva. Ou melhor, ele contempla a evolução do jovem, por isso o treinamento conta com quatro ciclos, o básico, intermediário, avançado e final, acompanhando todas as fases em conjunto, sendo elas planejadas antecipadamente de acordo com as atividades impostas pela organização.
De acordo com Roberta Teixeira da Silva, analista educacional do Saber, essa assistência difere dos demais cargos, pois é possível se adaptar com muito mais tranquilidade. “A posição visa a inclusão da faixa etária inexperiente no mundo corporativo, bem como, o desenvolvimento de suas potencialidades. No caso, instruímos os ‘conhecimentos’ e 'habilidades' para realizar as melhores 'ações', possibilitando a formação de um profissional habilitado para atuação e permanência no mercado”, explica.
Essa posição pode abrir portas
Independentemente da idade do ingresso no programa, ele visa a expansão do campo intelectual do contratado. “Às vezes, esse é o ponta pé para avançar enquanto trabalhador, por isso, é uma excelente oportunidade para o início de carreira. Apesar de tudo, mesmo novato, o participante traz consigo ideias e vivências inéditas. Dessa forma, as trocas realizadas junto com os colaboradores mais antigos são riquíssimas, sendo possível novas construções e crescimento para ambos os públicos”, instrui também a pedagoga, Roberta.
Consoante a essa atitude, a inovação do ambiente é inevitável e quem se destaca nele tem grandes chances de fazer parte de um cargo efetivo após o tempo determinado no contrato. Logo, a limitação de no máximo dois anos para a validade do termo, age em benefício do progresso. Diante disso, a organização ganha a missão de manter o treinado em sua equipe, ou encerrar seu momento com muita gratidão e sucesso.
Quem pode ser jovem aprendiz?
Apesar da idade ser um fator determinante para a inscrição nesse modelo, existem outras formalidades importantes a serem consideradas. Uma delas, está na formação educacional do aspirante, ele deve estar matriculado nos anos finais do ensino médio ou já ter concluído essa etapa. Assim, o projeto contribui para a redução da evasão escolar, mantendo a frequência nas responsabilidades estudantis antes de tudo. De acordo com um levantamento feito pela plataforma Juventude, Educação e Trabalho, em 2021, 39,1% dos brasileiros abandonam a escola para trabalhar, dentre os motivos, estão: a pressão imposta pelos pais ou iniciativa própria para ajudar a família.
Mesmo essa rotina dupla exigindo mais energias, ainda é possível mantê-la de maneira saudável. Afinal, para contribuir com a dedicação à instituição de ensino, esse modelo conta com algumas especificidades a favor do estudante. Por exemplo, a carga horária reduzida, segundo a lei n°10.097/2000, de quatro horas diárias e 20h semanais, até seis horas por dia e 30h por semana.
Para ajudar na desenvoltura do interessado, Roberta deixa dica de como conciliar os estudos com o ofício: “de acordo com as regras do programa, o horário de prestatividade deve ser diferente do escolar. Ou seja, para quem ainda está na sala de aula, alterar o seu cronograma pode ser uma opção. Assim, se você estuda de manhã, a sua atividade deve estar prevista para o horário noturno ou ao contrário”, aconselha.
Outro ponto relevante a ser esclarecido é a não exigência de uma experiência anterior, indo contra ao pensamento de muitos, ela não é necessária para alcançar esse ofício, pois todos precisam começar por algum lugar. No entanto, não aparecer despreparado pode eleger algumas vantagens no instante da seleção. “O empregador tem liberdade para escolher o perfil para ser o seu parceiro. Entretanto, práticas discriminatórias são constitucionalmente vedadas. Então, ele só deve atender às regras, como por exemplo a idade, escolaridade, etc. Porém, os pretendentes com vontade de contribuir e agregar, naturalmente fazem parte dessa preferência”, alerta a especialista do Saber.
Saiba os direitos dessa posição de acordo com a Lei da aprendizagem
Existem muitos cargos diferentes dentro desse meio empresarial, logo a desinformação pode atrapalhar a compreensão de suas diferenças. Essa posição possui grande semelhança se comparada com as condições da CLT:
- Carteira de trabalho assinada;
- Carga horária reduzida;
- Salário mínimo por hora trabalhada;
- Vale transporte;
- Férias;
- 13° salário;
- Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
No entanto, a legislação prevê também, alguns incentivos fiscais para a corporação, a fim de tornar o benefício desse acordo mútuo:
- Contribuição de apenas 2% do FGTS;
- Isenção do aviso prévio remunerado;
- Desobrigação do pagamento de multa rescisória.
Ainda assim, a companhia deve prezar pelos pontos de diferença e alguns deles são expressamente proibidos para os atuantes desse posto:
Hora extra: ficar uns “minutinhos” a mais na organização para terminar uma tarefa, ou fazer parte de algum evento não é permitido, pois por lei, é inviável ultrapassar a carga horária pré determinada.
Trocar a aprendizagem teórica pela prática: não existe também a possibilidade de trocar o dia no instituto para contribuir na empresa, pois esse histórico empírico é obrigatório no calendário do funcionário.
Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como ir bem em todos os desafios da sua trajetória? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.