O Covid-19 mudou, praticamente da noite para o dia, milhares de empresas e profissionais de todo mundo, levando-os a adotar o home office. No início, foi algo novo para muita gente e as tarefas passaram a ser executadas de formas diferentes, cada um tentando encontrar o seu caminho. Agora, no entanto, mais acostumados, muitos desejam manter a modalidade mesmo após a pandemia.
Potencialize sua tarefas no conforto do lar
Com o aumento do número de casos e mortes da doença, os governos têm tomado medidas para tentar desafogar os hospitais. Com isso, as atividades não essenciais voltam obrigatoriamente para o teletrabalho. Para as empresas, isso é importante para preservar a saúde dos colaboradores e tentar manter a produtividade em dia. Logo, é preciso seguir com ações para ajudar os times a ter planejamento, organização e avaliação de metas.
Eduardo Rocha, CEO da Press Manager, conta como está lidando com as questões do momento: “já está no nosso DNA unir inovação com um pool de serviços. Isso permite, exatamente, a manutenção da nossa qualidade e a coesão de seus times à distância. Em 2020, nós já ampliamos isso o máximo possível”, explica.
Nesse sentido, o BeerOrCoffee, maior plataforma de coworkings do país, listou algumas dicas para organizar esse regime em casa. Veja:
- Planeje o seu dia: evite agendar muitas reuniões em uma única data, pois isso fragmenta o tempo de maneira ineficiente.Logo, gerencie seus brainstorming de acordo com as prioridades do negócio. Sobretudo, aprenda a dizer não para o excesso de convites de encontros on-line.
- Faça a sua agenda de maneira proativa: em vez de deixá-la totalmente aberta aos colegas, é importante definir prazos para as atividades. Todas as segundas-feiras ou sextas-feiras, por exemplo, dedique um tempo para entender o quanto de energia você vai colocar em um projeto, campanha ou tarefa.
- Programe suas pausas: operar de casa ou dentro de um coworking, longe dos olhos do chefe, pode trazer a insegurança de ter de fazer mais para provar resultados. Então, para evitar a sobrecarga, descanse com regularidade. Elas são essenciais para controlar o nível de estresse.
- Seja claro e transparente na hora de se comunicar: nesse contexto é fundamental ter muita atenção em relação ao entendimento das mensagens, tanto do gestor, quanto do parceiro. Logo, ouça e preste mais atenção. Isso evitará ruídos na comunicação, principalmente, por estar a distância, do outro lado de uma tela.
- Conte com a tecnologia para ajudar a mantê-lo responsável: programas de controle de tarefas, por exemplo, lhe ajudarão a entender a duração de cada ofício e assim, cumprir as metas e objetivos impostos.
Anywhere office?
Segundo pesquisa da Pulses, de maio do ano anterior, 80% das pessoas se consideram mais produtivas nesse tipo de atuação. “O desempenho encontrou o caminho do crescimento e algumas organizações já estenderam a modalidade. Marcas como Twitter e Facebook divulgaram o home office permanente”, explica o especialista em vendas, Erik Penna.
Entre os maiores benefícios da categoria estão: redução de custos, menor tempo no trânsito, menos estresse em grupo, economia com encargos sociais, vantagens fiscais, otimização dos processos, conferências virtuais mais objetivas e a retenção de talentos.
Além disso, a geolocalização foi um fator de destaque para muitos gestores. Dessa forma, é possível contar com um funcionário a 500 km de distância da sede. Muitas vezes, esse profissional produz mais e melhor quando comparado a um contratado residente no mesmo bairro da corporação. Isso significa aumento da qualidade institucional.
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Como está seu trabalho em casa?