Nos últimos meses, o mundo tem vivenciado uma reviravolta notável no cenário pós-pandemia. Com a disseminação das vacinas e a adoção de medidas de segurança, muitas atividades das quais haviam migrado para o virtual estão retomando ao formato presencial. O retorno às interações face a face, seja no âmbito profissional, educacional ou social, levanta questões pertinentes sobre o impacto dessas transformações no cotidiano da sociedade. Sendo assim, fique por dentro de como esse movimento pode afetar a vida dos estagiários e jovens aprendizes.
Os impasses dos regimes de trabalho
Conforme levantamento realizado pela startup Revelo, cerca de 79% das pessoas adeptas ao home office optariam por perder o emprego ao invés de frequentar rotineiramente os escritórios. Essa tendência tem sido corroborada por notícias atuais, indicando como companhias do setor tecnológico têm enfrentado a perda de colaboradores devido à imposição do retorno às sedes físicas. Fica nítida, portanto, a ascensão de uma nova fase no mundo corporativo.
Nesse contexto, o maior obstáculo dos estabelecimentos é encontrar o caminho mais benéfico para todo o coletivo, tendo em vista o impacto direto da cultura organizacional nas entregas e convivência. “Quem no teletrabalho nunca foi interrompido pelo cônjuge, pet, campainha inesperada, etc? Ainda mais quando a pessoa não tem um espaço em casa propício para trabalhar”, comenta Uranio Bonoldi, palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão.
Como nunca, é interessante estabelecer dias designados para os colaboradores participarem de cursos, dar palestras, passar o expediente junto a líderes de diferentes departamentos e compartilhar bons momentos de conversa. Há também a possibilidade de envolver-se em programas para dividir seus hobbies e histórias. Sempre quando viável, é levada em consideração a necessidade de flexibilidade, garantindo a viabilidade de ausentar-se do espaço de trabalho quando necessário, sem sofrer sanções.
Em um âmbito mais profundo, a interação direta estimula a comunicação, tornando-a mais fluida e sem empecilhos entre os níveis hierárquicos. “Muitas empresas tiveram dificuldade em garantir a colaboração e a interação entre os funcionários. O desafio em estimular discussões, compartilhar ideias, resolver problemas complexos, promover a criatividade e a inovação à distância às vezes pode ser intransponível. Esse fato, no médio/longo prazo, pode colocar a empresa em risco de perder competitividade e mercado”, explica Bonoldi.
A cultura organizacional é quem dita as regras!
Hoje em dia, o hibridismo mescla dias na firma com outros em casa, operando como uma solução promissora com a união entre as vantagens do contato interpessoal com a flexibilidade conquistada durante a crise sanitária. No entanto, o formato tradicional voltou a ser valorizado não apenas pela eficiência no diálogo e colaboração, mas também pela necessidade de resgatar a filosofia empresarial e fortalecer os laços entre o time.
Portanto, cada indivíduo e profissão possui uma dinâmica de funcionamento própria, sendo imprescindível adaptar suas necessidades às tendências mercadológicas. “Ao trabalhar de casa, a divisão entre o serviço e a vida pessoal é mais difícil, sendo fácil cair na armadilha de estender a jornada além do necessário. Sem a estrutura do ambiente de escritório e o limite claro de horário de saída, muitos profissionais tendem a prolongar as horas de atividade, comprometendo seu tempo de descanso e lazer”, pontua Bruno Lofego, especialista em coworking.
Torna-se evidente, portanto, como essa movimentação não é uniforme. Isso porque significativa parcela dos trabalhadores operando diretamente de seus lares resistem ao fim do anywhere office. Afinal, a eficiência comprovada e a flexibilidade proporcionada pelo regime são pontos dos quais muitos não desejam perder. Portanto, a busca por um equilíbrio entre os benefícios do presencial e do remoto é fundamental para atender às expectativas de todos os envolvidos.
Outro aspecto importante é a infraestrutura e as políticas de segurança implementadas pelas instituições. Nesse sentido, 2020 deixou uma marca indelével na conscientização sobre a saúde e os colaboradores estão atentos às medidas de proteção implementadas em cada estabelecimento. “Em um espaço de coworking, diversas pessoas atuam juntas em um ambiente comum, compartilhando recursos como mesas, cadeiras, conexão à Internet, salas de reunião e outras infraestruturas”, contextualiza Bruna.
A customer experience é valiosa!
Em suma, ainda é cedo para determinar se o presencial voltou com força total ou se o modelo híbrido será a norma. A resposta provavelmente variará de acordo com a personalidade de cada empreendimento, o setor de atuação e as preferências da equipe. No final das contas, o importante é ter uma decisão guiada pelo bem-estar, eficiência e satisfação de todos os envolvidos.
Desse modo, é possível atingir o alinhamento de prioridades do público interno. Além dos evidentes benefícios relacionados à qualidade de vida, a postura certeira pode estimular a tão sonhada customer experience positiva. Com isso, é fortalecida a marca empregadora, trazendo resultados expressivos quando por meio do employer branding. Tais características são fundamentais para sobreviver em um mercado de trabalho pautado pela interconectividade.
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