O mercado profissional está em processo de mudanças e algumas pessoas têm optado por outras áreas de atuação e até formas de se trabalhar. Segundo estudo feito pela Tera e a Scoop & CO, 63% dos profissionais já mudaram de carreira, 48% pretendem fazer isso nos próximos 12 meses e 70% já trocaram de área mais de duas vezes e buscam um equilíbrio entre os seus interesses e propósitos de vida.
A pesquisa ouviu 438 pessoas, entre setembro e outubro de 2019 de várias partes do país, com idades e profissões diferentes. Outros dados mostram quais são as expectativas dos trabalhadores em relação às empresas e seus gestores. Deles, 20% já têm emprego fixo e atuam também como freelancers; 61% acham ideal a combinação entre um emprego fixo e autônomo. Além disso:
- 90% preferem ter a opção de fazer o seu próprio horário;
- 82% almejam trabalhar sem liderança hierárquica;
- 59% acreditam haver espaço para novas ideias na corporação onde atuam;
- 62% creem ser importante os líderes terem habilidades técnicas;
- 73% reconhecem a relevância de uma autogestão;
- 87% gostam de atuar por projetos;
- 71% aprovam das mudanças;
- 76% opinam: com mais flexibilidade nos cargos e funções exercidas, o trabalho se torna mais eficaz.
Já no quesito educação, os pesquisados pontuam: o ensino não vem acompanhando o mercado. Cerca de 84% não acreditam no potencial de uma pós-graduação para ajudar o especialista na economia digital e 34% buscam instituições as quais possam contribuir no seu aprendizado.
Troca de área
Ana Carolina Braga Baeta, diretora da Amalinus, mudou completamente a sua área de atuação profissional. Formada em Engenharia Mecânica, ela decidiu largar o cargo em uma grande companhia de mineração em Minas Gerais, onde trabalhou durante 11 anos, e focar totalmente em seu atelier.
Ana Carolina criou o negócio em 2018 e teve a ideia quando fez o seu próprio vestido de casamento junto à sua mãe. “Sempre estive envolvida com a moda, já fui modelo, venho de uma família tradicional de costureiras de Itabirito e acompanhei de perto o processo de produção. Esse despertar me fez realizar um sonho de poder criar vestidos com essência e também realizar o sonho de cada noiva: ter o seu próprio look”, diz Ana Carolina.
A experiência adquirida durante o seu período de trabalho dentro de uma grande empresa proporcionou à Ana Carolina conhecimento e técnica para conduzir o seu próprio empreendimento. A loja do atelier Amalinus ficava no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG). Em 2020, a diretora da marca, Ana Carolina Braga Baeta mudou-se para São Paulo (SP) e transformou a loja em on-line. Agora as clientes podem ter acesso a todos os vestidos pelo site. Boa parte dos clientes está no estado de São Paulo, Minas Gerais e também em outros países.
A marca consegue ter um diferencial para atrair e fidelizar as suas clientes. O negócio é parceiro dos cristais da Swarovski®. “Sempre busco me atualizar com as tendências e oferecer um produto exclusivo e garantir a satisfação da noiva com a escolha. A cliente participa desde o início e tem uma consultoria para auxiliar”, completa a diretora da Amalinus, Ana Carolina Braga Baeta.
Equilíbrio
Na visão da coach Regina Fernandes, a identificação é sinônimo de êxito. “Ter sucesso é trabalhar com aquilo do qual se gosta, usando suas habilidades e equilibrando com a vida particular”, comenta. Para ela, é fundamental olhar além do status, poder e dinheiro. “Esses três pontos são importantes, mas é perigoso se basear apenas neles. Pois, se faltar um, a pessoa pode se frustrar ou sentir-se incapaz”, explica.
Você já trocou ou pensou em mudar de área?