Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos clientes aumentaram o volume de compras on-line devido ao isolamento social. Para Fernando Taliberti, fundador da Onyo, a economia digitalizada alterou o futuro do trabalho, do emprego e do consumo.
No entanto, para ele, a pandemia não está acelerando apenas a transformação digital, como também tem gerado efeitos econômicos imediatos e devastadores. “Muitas empresas estão demitindo em massa para sobreviver ou preservando parte de seus cargos. Algumas corporações sofrem por não oferecerem determinado produto ou serviço essencial”, afirma Taliberti.
Por isso, o especialista destaca algumas das principais mudanças no mundo corporativo.
O digital
A automatização está se consolidando cada vez mais. Se por um lado, o Ceo enxerga o fim de certas ocupações, vê também uma otimização de processos. “Essa tendência muda a voracidade e velocidade do mercado. De acordo com uma pesquisa da Navita, empresa de softwares corporativos, os downloads de aplicativos de produtividade, por exemplo, aumentaram 189% neste ano e os apps de comunicação, 251%”, comenta o gestor.
Os setores de RH sentiram o impacto da digitalização e utilizam da tecnologia para desenvolver novas dinâmicas de trabalho. Para Simony Morais, gerente de gente e gestão da Locaweb, a maior parte dos canais e recursos utilizados pela instituição é eletrônica. "A comunicação é feita usando e-mail marketing, blog, wallpaper, Whatsapp, Rocket Chat e Microsoft Teams", explica.
Até mesmo os treinamentos de aperfeiçoamento profissional utilizam o apoio de ferramentas para estimularem a avaliação dos colaboradores. “As metas das áreas são acompanhadas de forma virtual. Isso tudo além das questões cotidianas, como marcação de ponto eletrônico”, menciona Simony.
Outra inovação na área acontece por meio dos processos de seleção. Segundo o relatório de Tendências Globais de Recrutamento realizado pelo Linkedin, a inteligência artificial foi citada como tendência global. Para Simony, essa adaptação busca alcançar mais eficiência, agilidade e imparcialidade na organização. "Com a inteligência artificial, a procura é realizada por uma triagem eletrônica de currículos. Antes das etapas presenciais, utilizamos assessments on-line para otimizar o tempo do recrutador e do candidato", conta a gerente
O futuro da empregabilidade
Novos negócios também serão criados. Taliberti exemplifica a importância do uso de programas de entrega de alimentos e outros produtos. “Soluções digitais propiciaram diversas categorias de trabalho e empreendedorismo. São alternativas para uma massa de desempregados analógicos. Entre elas, estão o motorista de aplicativo, o entregador, o comprador, o microempreendedor (vendendo, por exemplo, seu artesanato no Elo7 ou seu serviço no GetNinjas)”, comenta o especialista.
Educação para recursos virtuais
Para o gestor, a competição, no entanto, vai aumentar muito e não será fácil se manter em destaque. Portanto, será necessário um profissional muito mais literado digitalmente. “A resposta está no movimento da educação digital. Apesar de suas limitações, pode ser muito abrangente e democrática. Ela pode ser a oportunidade de educar milhões nas competências necessárias para evitar uma falta de trabalho. Precisamos oferecer educação de qualidade de forma acessível para milhões de pessoas pensando nos empregos do novo normal”, sugere Taliberti.
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