Com 4ª Revolução Industrial, marcada pela robotização e pelo uso crescente da Inteligência Artificial, é essencial questionar quais habilidades os profissionais devem possuir para sobreviver no futuro do mercado de trabalho. Os estudos realizados pelo Fórum Econômico Mundial preveem um cenário com mudanças na mão de obra produtiva e por isso lista as 20 práticas para os colaboradores desenvolverem neste ano. Dentre elas, estão a criatividade e a capacidade de resolver conflitos.
Você se considera criativo?
Luiz Alberto Machado, economista, mestre em Criatividade pela Universidade Fernando Pessoa e especialista em Tecnologia da Educação, define a pessoa criativa como alguém: “permanentemente preocupada em buscar soluções diferentes para situações ou problemas do dia a dia. Possui amplo repertório de conhecimentos e está preparado para assumir riscos e aprender com os erros oriundos na busca e implementação dessas soluções.”
Em linha contrária à crença de ser uma competência de poucos, Alberto Machado ressalta a inerência inventiva do ser humano: “é preciso resgatar hábitos comuns na infância como a espontaneidade e a curiosidade, provavelmente tolhidas nas fases seguintes da evolução pessoal e substituídas por formas de bloqueios mentais e/ou organizacionais.”
Para potenciá-la, o economista fornece algumas dicas: “sugiro a incorporação de determinadas ações ao cotidiano, entre as quais dedicar-se a atividades não rotineiras, frequentar cinemas, teatros, museus, exposições de arte, galerias, shows, espetáculos esportivos, congressos/seminários/palestras, ler sobre estilos e outros assuntos."
Machado ainda orienta mudanças práticas para implementar no cotidiano: "alternar os roteiros para o serviço, a faculdade ou o clube, viajar quando possível e acostumar-se a fazer associações sistematicamente. Afinal, quanto mais nós associamos, mais facilitamos a ampliação do nosso repertório.”
Resiliência: a capacidade de vencer obstáculos
Outra aptidão fundamental é a inclinação para lidar com desafios. Existe uma palavra capaz de resumir essa atribuição: resiliência. No dicionário, ela é definida como o retorno a um estágio anterior, porém na psicologia é compreendida justamente como a eficiência em superar obstáculos.
Os trabalhadores resilientes sabem ouvir críticas, possuem confiança, autocontrole e promovem alterações benéficas ao crescimento da empresa. Para Flora Victoria, mestre em psicologia pela Universidade da Pensilvânia: “o nível de resistência de cada um determinará quem terá sucesso ou ficará pelo caminho.”
Flora ainda afirma como essa qualidade pode estar atrelada à inteligência emocional e faz parte de todo o processo corporativo, pois administrar as emoções com facilidade possibilita vencer as dificuldades de forma rápida e eficaz. “Vale acentuar, não é uma característica importante só para os funcionários, mas também para outros membros da corporação como chefes, coordenadores e líderes”, salienta.
De acordo com o guia “O que é Resiliência”, produzido pela Sociedade Brasileira de Resiliência, as reações positivas frente às adversidades podem ser sentidas até mesmo pelo organismo físico, pois quanto mais reconhece e combate os efeitos do estresse no ambiente de trabalho, melhor será sua saúde e, consequentemente, sua rotina.
Portanto, quer se destacar e garantir o seu sucesso profissional? Busque aprimorar talentos e competências como a criatividade e a resiliência. Para isso, fique de olho nas matérias e vagas divulgadas pelo Nube. Boa sorte!